Siga o OTD

Basquete

Flamengo vence o Municipal por 41 pontos na semi do Carioca

Com a vitória, o Flamengo enfrenta na decisão o Tijuca, que ganhou do Niterói neste sábado (3), por 77 a 72. A final do Campeonato Carioca é neste domingo (4), às 14h

Flamengo Carioca Basquete Franco Balbi
Franco Balbi, armador do Flamengo, foi o líder de assistência, com nove passes decisivos (Paula Reis/CRF)

O Flamengo está na final do Campeonato Carioca masculino de basquete. O time Rubro-Negro atropelou o Club Municipal por 92 a 51, neste sábado (3), no ginásio do Maracanãzinho. Os destaques da vitória na semifinal foram o ala/pivô Rafael Rachel, de 20 anos, que anotou um duplo-duplo, com 17 pontos e 19 rebotes, e o ala Pedro Nunes, com a mesma idade, que foi o cestinha do jogo, com 19 pontos

+ Erika Souza é campeã da Copa da Bélgica com o Castors Braine

A equipe comandada pelo técnico Gustavo De Conti enfrenta na decisão o Tijuca, que ganhou do Niterói, na outra semifinal, por 77 a 72. A final do Campeonato Carioca de basquete será neste domingo (4), às 14h, novamente no Maracanãzinho. O Flamengo chega na disputa pelo título com uma campanha invicta e luta pelo pentadecacampeonato estadual.

Garotos em destaque

+ Pinheiros e São Paulo estreiam no Paulista; ao vivo no domingo

Titulares poupados

Flamengo Carioca Basquete
O Flamengo enfrenta o Tijuca neste domingo pela final do Carioca de basquete (Paula Reis/CRF)

O treinador da equipe Rubro-Negra optou em poupar Marquinhos, Olivinha e Hettsheimeir no triunfo deste sábado. Mesmo sem alguns titulares, o Flamengo começou avassalador novamente. Bastante superior, o Rubro-Negro ganhou o primeiro período por 30 a 8. O armador Franco Balbi e seus companheiros foram para o intervalo com 26 pontos de vantagem: 48 a 22.

+ Com 3º período arrasador, Mogi vence Liga Sorocabana no Paulista

Balbi, Pedro Nunes e Rafael Rachel foram os destaques da primeira metade do jogo. O ala/pivô Leo Demetrio também se destacou. Ele mostrou pontaria afiada ao acertar três arremessos de três pontos. Com larga vantagem no marcador, o técnico Gustavinho aproveitou para dar tempo de quadra aos atletas mais jovens.

+ Benite é cestinha e Burgos vai à final da Champions League

No terceiro período, o Flamengo  ganhou por 29 a 13, chegando ao último e decisivo quarto vencendo por 77 a 35. Nos últimos dez minutos, o Municipal ficou à frente na parcial, ganhando por 16 a 15, porém, o triunfo Rubro-Negro já estava assegurado. Balbi terminou o duelo como líder de assistência, com nove passes decisivos.

Final da Champions definida

Ainda neste sábado, o Flamengo confirmou quando disputará a final da Champions League das Américas. A competição, que foi paralisada em março diante do surto de coronavírus, terá sua final disputada no dia 30 de outubro. A decisão será em jogo único e está marcada para acontecer em Montevidéu.

Com a melhor campanha na competição, o Flamengo já está na final da Champions League das Américas. Na decisão, irá enfrentar o vencedor do confronto entre Quimsa e San Lorenzo, ambos da Argentina, que decidirão no dia 25 de outubro quem enfrentará o Rubro-Negro.

Campanha no Carioca de basquete

O Flamengo abriu sua participação no Carioca, no ginásio do Maracanãzinho. No aguardado retorno após seis meses sem ir à quadra, o Mengão venceu o Atitude por 114 a 37. O cestinha da partida foi Chuzito, com 16 pontos.

+ Time de Marcelinho Huertas é eliminado da Champions League

Depois da estreia com placar centenário e quase setenta pontos de vantagem para o rival, o time Rubro-Negro conquistou uma vitória tranquila sobre o Niterói: 113 a 47.

Marquinhos foi o cestinha, com 21 pontos, seguido por Leo Demetrio, com 20, e Mineiro, com 19. Olivinha foi o líder em rebotes, com nove, e Balbi em assistências, com sete.

A terceira vitória veio sobre o Municipal por 119 a 37. O cestinha da partida desta foi Chuzito, com 18 pontos, seguido por Hettsheimeir (16) e Balbi (14). Olivinha foi o líder em rebotes (9) e Yago em assistências (13).

A quarta vitória veio sobre o Tijuca por 98 a 55. Gustavinho aproveitou a partida contra o Tijuca para dar rodagem a todo elenco. O cestinha da partida foi Yago, que anotou 18 pontos e ainda deu sete assistências.

Pedro Nunes contribuiu com 14, Jhonatan Luz com 13 e Franco Balbi com 11 pontos e 5 assistências.

História

A primeira vez que o Campeonato Carioca de basquete foi disputado foi em 1924, ou seja, há quase 100 anos. O Estadual é um dos mais tradicionais do país. O Flamengo é disparado o maior vencedor com 45 títulos, seguido pelo Vasco, que foi campeão 16 vezes, Fluminense, que ganhou 12, e Botafogo, que ficou com a taça dez vezes.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Dos times que disputam o atual Estadual, apenas o Flamengo já foi campeão. Dos outros, quem chegou mais perto foi o Club Municipal, vice em 1969, 1970, 1978 e 2009. O Flamengo ganhou as últimas 14 edições e é favorito disparado para ser campeão pela 15ª vez seguida.

A última vez que o Rubro-Negro não ficou com o título foi em 2004, ano em que o Telemar, time comandado por Oscar Schimidt, levantou a taça.

Mais em Basquete