Siga o OTD

OTD Cultural

Quatro filmes e documentários relacionados à NBA

Aproveitando o clima de finais entre Lakers e Heat, demos quatro dicas para você assistir como esquenta para os jogos 2, 3 e 4

pandemia do novo coronavírus mudou drasticamente as nossas rotinas. Para evitar a propagação do vírus e ajudar no isolamento social, criamos, em março, o OTD Cultural, com indicações de livros, documentários e filmes esportivos para você aproveitar nessa quarentena.

O quadro virou semanal e agora está em vídeo. Na semana passada, listamos quatro filmes e séries para se ver no Globoplay.

Hoje, aproveitamos que vivemos o clima das finais do maior basquete do mundo entre Los Angeles Lakers e Miami Heat, entre resolvemos listar quatro filmes e documentários relacionados a NBA

Clique no vídeo acima e assista em primeira mão o programa!

OTD Cultural no Youtube 9 –Quatro filmes filmes e documentários relacionados a NBA

Nas indicações, falamos sobre o maior jogador da NBA no momento, um grande astro do Los Angeles Lakers que nos deixou, o grande nome da história do Miami Heat e um filme cujo protagonista é um árbitro.

Os Quatro filmes, séries e documentários para assistir no Globoplay são:

  • Mais que um Jogo
  • D.Wade – Life Unexpected
  • Querido Basquete
  • Esqueça Paris

MAIS QUE UM JOGO

No OTD Cultural de hoje, aproveitamos as Finais da NBA entre Los ANgeles Lakers e Miami Heat para dar 4 dicas de filmes e documentários relacionados a liga
Finais da NBA: Quatro filmes filmes e documentários relacionados a NBA

A primeira indicação é do protagonista das finais da NBA de 2020. Lebron James já jogou por ambas as equipes e foi duas vezes campeão por Miami.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUB

Desde 2003 na NBA, Lebron James se tornou uma das personalidades mais influentes do planeta. O jogador dos Lakers também possui bastante relevância no cenário audiovisual, principalmente como produtor. Até hoje, são 34 obras em que James tem participação direta.

A estreia ocorreu em 2008, com “Mais que Um Jogo” (More Than a Game, em inglês). No documentário, o espectador pode acompanhar os passos de Lebron James no Ensino Médio, de onde saiu diretamente para a NBA. A trama gira em torno dos dois últimos anos do jogador no estado de Ohio, juntamente com seus companheiros de equipe.

Os mais novos podem ter ideia de toda a euforia e expectativa da mídia americana ao redor de James em 2002 e 2003. O acervo pessoal do jogador e os depoimentos dos companheiros de equipe engrandecem ainda mais o documentário.

D.WADE – LIFE UNEXPECTED

Não dá pra falar de Miami Heat sem falar de Dwyane Wade, o jogador que transformou uma franquia mediana da NBA em campeã e respeitada. Ele, que entrou na liga no mesmo ano que o Lebron James, jogou 14 das 16 temporadas em Miami, sendo três vezes campeão, duas delas ao lado do próprio Lebron.

“D.Wade – Life Unexpected” foi lançado no início de 2020 e conta basicamente a história do jogador no mundo do basquete, desde o início até a aposentadoria.

No OTD Cultural de hoje, aproveitamos as Finais da NBA entre Los ANgeles Lakers e Miami Heat para dar 4 dicas de filmes e documentários relacionados a liga
Finais da NBA: Quatro filmes filmes e documentários relacionados a NBA

A trajetória do ícone do Miami Heat por si só já é interessante, mas o que engrandece mais a obra é o a maneira aberta que Wade utiliza para falar sobre sua vida pessoal, desde o relacionamento com Lebron até os problemas conjugais com a esposa Gabrielle Union.

Outro ponto interessante é a voz que Wade dá as dá as minorias. Sua luta contra o racismo é abordada, mas o mais bonito de se ver é o apoio que ele e sua esposa dãoao filho Zion, que aos 12 anos anunciou ser transgênero.

QUERIDO BASQUETE

Não dá pra fazer um especial sobre NBA s em 2020 e não lembrar de outro grande nome da história do Los Angeles Lakers e um dos maiores da história da NBA, que infelizmente nos deixou esse ano após um trágico acidente de helicóptero: Kobe Bryant.

No OTD Cultural de hoje, aproveitamos as Finais da NBA entre Los ANgeles Lakers e Miami Heat para dar 4 dicas de filmes e documentários relacionados a liga
Finais da NBA: Quatro filmes filmes e documentários relacionados a NBA (divulgação)

“Querido Basquete” é um curta-metragem de 2017 dirigido e escrito por Glen Keane e Kobe Bryant que ganhou o Oscar de Melhor Curta-Metragem de Animação na edição de 2018.

O nome é o mesmo da carta de aposentadoria que o Kobe escreveu antes de se aposentar no Basquete. É uma animação muito bem feita e acabada (não teria como não ser, uma vez que Glen Keane trabalhou por anos em diversos filmes da Disney de sucesso, como A Pequena Sereia e Alladin) e bem curtinha. São apenas cinco minutos de duração, tempo inferior ao do OTD Cultural dessa semana.

O Oscar de “Querido Basquete” engrandeceu ainda mais o currículo de Kobe Bryant. O ex-jogador se tornou o primeiro atleta profissional a conquistar a estatueta mais importante do cinema.

Mas cuidado ao assistir, porque você pode suar pelo olho de saudade desse grande atleta e acima de tudo grande ser humano.

ESQUEÇA PARIS

Um filme bem legal para você assistir com sua esposa (o) ou namorado (o).

“Esqueça Paris” é uma famosa comédia romântica mamão com açúcar produzida em 1995 e estrelada por Billy Crystal, um dos atores americanos de comédias mais famosos.

No filme, o ator interpreta Mickey Gordon, um árbitro da NBA que foi levar o corpo do seu pai para ser enterrado em Paris e que se envolve com uma americana, Ellen Andrews (Debra Winger), que trabalhava na companhia aérea que perde o caixão do pai.

No OTD Cultural de hoje, aproveitamos as Finais da NBA entre Los ANgeles Lakers e Miami Heat para dar 4 dicas de filmes e documentários relacionados a liga
Finais da NBA: Quatro filmes filmes e documentários relacionados a NBA (divulgação)

O filme decorre em formato de flashback. Os dois protagonistas estão em um restaurante conversando sobre como se conheceram, das crises e tudo mais juntamente com outros casais.

É um filme para aqueles que viveram a NBA nos anos 1990. Figuras como Reggie Miller, Tim Hardaway, Patrick Ewing, John Starks, Chris Mullin, Spud Webb, David Robinson dentre outros, fazem participações especiais.

Vale lembrar que Billy Crystal é um grande fã do Los Angeles Clippers. O ator torce por eles desde que a equipe ainda era um saco de pancadas na NBA. Nesses Playoffs, a equipe novamente perdeu, apesar do favoritismo por conta do forte elenco.

Mais em OTD Cultural