Siga o OTD

Basquete

Em retorno na Espanha, Huertas perde, mas entra na história

Na volta da liga espanhola, Tenerife perde, mas Marcelinho Huertas torna-se o terceiro maior garçom da história da competição

Marcelinho Huertas entra para a história no retorno da Liga ACB
Marcelinho Huertas se tornou o terceiro maior da história em assistências na Liga ACB (Instagram/marcelinhohuertas)

basquete da Espanha voltou com um feito histórico de um jogador brasileiro. Nesta quarta-feira (17), o Iberostar Tenerife, time de Marcelinho Huertas, perdeu a partida para o Unicaja Málaga por 83 a 70, mas viu o armador ultrapassar a marca de 2032 assistências na Liga ACB e se tornar o terceiro maior “garçom” da história do campeonato.

Antes do início da partida, realizada sem público em Valencia, cidade da Espanha que recebe Fase Final Excepcional da Liga ACB, Marcelinho Huertas precisava de apenas três assistências para ultrapassar o espanhol Nacho Rodriguez. Com as nove que teve no jogo, foi a 2039 e se isolou como o terceiro maior da história no quesito.

O agora terceiro maior em assistências do Campeonato Espanhiol tem três conquistas da Liga ACB, sendo uma pelo Caja Laboral (2009/10) e duas pelo Barcelona (2011/12 e 2013/14).

Na fase de classificação da Liga ACB, que terminou no dia 8 de março, na 23ª rodada, Marcelinho Huertas liderou as estatísticas no fundamento assistência, com média de 8,1 por jogo, e em lances livres, com 98,1% de aproveitamento. 

Além das nove assistências na partida de hoje, Huertas contribuiu com onze pontos, quatro a menos que o companheiro de equipe Sasu Salin, cestinha do Tenerife. O polonês Adam Waczyński, do Unicaja, foi o maior anotador da tarde em Valência, com 17 no total.

A assistência que colocou o brasileiro em terceiro na Liga ACB

Como funciona o regulamento?

pandemia de coronavírus paralisou a Liga ACB e outros eventos pela Espanha e no mundo. Por conta das mudanças forçadas no calendário, a principal competição do basquete espanhol terá um desfecho diferente em relação aos anos anteriores.

Os doze melhores times da fase de classificação até a parada foram divididos em dois grupos de seis, com Barcelona, Iberostar Tenerife, RetaBet Bilbao, Kirolbet Baskonia, Unicaja, Joventut Badalona na chave A, e Real Madrid, Casademont Zaragoza, MoraBanc Andorra, Valencia Basket, San Pablo Burgos e Herbalife Gran Canaria, na B. Os dois primeiros de cada grupo avançam para às semifinais do Campeonato Espanhol de basquete.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Segundo o novo regulamento, na primeira etapa desta fase final as equipes jogam entre si, em turno único e dentro dos seus respectivos grupos. A fase semifinal será decidida em jogo único (28 de maio, domingo), com o 1º colocado do Grupo A encarando o 2º colocado do Grupo B e 1º do B enfrentando o 2º do A. A final é no dia 30.

Neste primeiro dia, jogaram também Barcelona e Joventut Badalona, com vitória do Barça por 96 a 92.

Próximos Jogos

O Iberostar Tenerife tentará se recuperar da derrota sofrida hoje já nessa sexta-feira (19), diante da equipe do Kirolbet Baskonia. Dois dias depois, o time de Huertas encara o RetaBet Bilbao Basket. A equipe ainda enfrenta o Joventut Badalona (23 de junho, terça-feira) e o líder do campeonto, Barcelona. (25 de junho, quinta-feira).

A Liga ACB retornou com um feito histórico de Marcelinho Huertas. O armador do Tenerife se tornou o 3º maior em números de assistências da história
Marcelinho Huertas em ação nessa quarta-feira diante do Unicaja; jogador se tornou o terceiro maior da história em assistências na Espanha (Twitter/@CB1939Canarias)

Mais dois

Mais partidas da Liga ACB ocorrem nessa quinta-feira (19). O San Paulo Burgos, de Vitor Benite e Augusto Lima, encara o Basket Zaragoza, às 16h30 do horário de Brasília.

Na sequência, o time dos brasileiros joga contra o Herbalife Gran Canaria (na segunda-feira, 22), o Valencia Basket Club (quarta-feira, 24) e o MoraBanc Andorra (sexta-feira, 26).

Mais em Basquete