Siga o OTD

Basquete

Kyrie Irving lidera reunião que pode ameaçar volta da NBA

O armador do Brooklyn Nets organizou um encontro virtual que contou com a presença de mais de 80 atletas, inclusive jogadoras da WNBA

Kyrie Irving NBA
Kyrie Irving foi contratado pelo Brooklyn Nets e disputou sua primeira temporada pela franquia (nba.com/nets)

Kyrie Irving, do Brooklyn Nets, se tornou a principal figura de resistência ao reinício da temporada da NBA. Nesta sexta-feira (12), o armador liderou uma reunião virtual com a presença de mais 80 atletas, incluindo NBA e WNBA. Os jogadores debateram por quase duas horas e dois temas reforçam a ideia dos que não querem voltar com os jogos: os riscos em relação ao coronavírus e a agitação social no combate ao racismo.

+ Playoffs da NBA não terão conflitos de data com Olimpíada

De acordo com o site americano “The Athletic”, Kyrie Irving se colocou como a primeira estrela da NBA a expressar de forma direta sua oposição ao recomeço da competição na Disney. “Eu não apoio a ida para Orlando. Eu não estou com o racismo sistemático e as besteiras. Algo cheira um pouco suspeito. Quer queiramos admitir ou não, somos apontados como homens negros todos os dias que acordamos”, teria dito Irving.  

Kyrie Irving é vice-presidente da NBPA (Associação Nacional de Jogadores de Basquete), que tem Chris Paul como presidente. Segundo o Yahoo Sports, o atleta quer usar seu tempo para “trabalhar nas linhas de frente de sua comunidade para se concentrar na opressão racial e no racismo sistêmico”. A publicação aponta também que Donavan Mitchell, Carmelo Anthony e Dwight Howard “expressaram desejo de não jogar neste momento”.

+ Damiris adquire confiança na WNBA e aguarda volta aos EUA

Alguns jogadores relutavam em se posicionarem contra a volta com medo de conflitarem com um grupo de astros que demonstraram vontade de retornar. Em maio, Chris Paul organizou uma reunião com LeBron James, Kevin Durant, Anthony Davis, Kawhi Leonard, Giannis Antetokounmpo, Stephen Curry, Damian Lillard e Russell Westbrook e foi firmado um compromisso de seguir a temporada se fosse considerado seguro.

Confinamento por três meses

Kyrie Irving NBA
Kyrie Irving quer uma decisão em consenso sobre a volta da NBA (nba.com/nets)

Kyrie Irving amenizou o discurso na parte final da reunião. Conforme o “Yahoo Sports”, o armador ponderou que a decisão deve ser tomada em consenso. “Se vale a pena arriscar, então vamos fazê-lo. Mas se você não estiver à favor disso, tudo bem também. Temos opções para os dois lados. Vamos chegar a um meio termo como uma família”.

+ Antetokounmpo e Bucks se juntam a protesto contra racismo

A expectativa é que os atletas sejam obrigados a registrar dois testes negativos para coronavírus na chegada à Disney World e, na sequência, devem ficar em quarentena em seus quartos de hotel por até 48 horas. Segundo material enviado pelo NBA, as famílias e os amigos dos jogadores não seriam permitidos na concentração antes de 30 de agosto.

Protocolos rigorosos

É esperado também que qualquer jogador encontrado fora do regime de concentração sem autorização seja obrigado a se colocar em quarentena por dez dias antes de poder voltar a jogar. O desconforto em ir para à Disney em quarentena durante a pandemia de coronavírus já era visto como perigoso e desnecessário por alguns jogadores.

+ ‘Journey man’ conhece o mundo via basquete e quer a NBA

No entanto, a situação se agravou por conta da tragédia com a morte de George Floyd e do movimento pela justiça racial. Alguns atletas acreditam que é uma decisão ruim para uma liga, composta predominantemente por negros, ter seus protagonistas confinados em um local por três meses para entreter a população e aliviar o prejuízo econômico da liga.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Na sexta-feira, a Flórida registrou o maior aumento diário do estado até hoje, com 1.902 novos casos de coronavírus, sendo 95 deles em Orange County, onde fica a Disney World. Desde o começo da pandemia até este sábado (13), a região soma 73.552 infectados e 2.925 mortos.

Veja o cronograma atualizado da NBA

Junho

  • 21 de junho: jogadores se apresentam às franquias
  • 23 a 30 de junho: início das testagens de coronavírus entre jogadores e comissões técnicas
  • 30 de junho: início da fase de treinamentos antes da volta das partidas

Julho

  • 7 de julho: viagem dos times para Orlando, na Flórida
  • 9 a 29 de julho: período de treinos das equipes em Orlando antes da retomada dos jogos
  • 30 de julho: reinício da temporada regular 2019-2020

Agosto

  • 14 de agosto: fim da fase regular
  • 15 e 16 de agosto: repescagem para os playoffs
  • 17 de agosto: início dos playoffs
  • 25 de agosto: loteria do Draft da NBA
  • 31 de agosto: tnício das semifinais de Conferência

Setembro

  • 15 de setembro: início das finais de Conferência
  • 30 de setembro: início das finais da NBA

Outubro

  • 13 de outubro: jogo 7 da final da NBA (se necessário)
  • 15 de outubro: draft da NBA
  • 18 de outubro: início da free agency, o período de negociações livres

Novembro

  • 10 de novembro: início da fase de treinamentos para a temporada 2020-2021

Dezembro

  • 1 de dezembro: início da temporada 2020-2021

Mais em Basquete