Siga o OTD

Basquete

Brasil inicia treinos no Paraná visando vaga na AmeriCup

Seleção masculina enfrenta o Uruguai na região metropolitana de Curitiba iniciando caminhada que pode parar nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, em 2023

Rafa Luz com a seleção brasileira de basquete para pegar o Uruguai na Americup
Rafa Luz (Thierry Gozzer/CBB)

A seleção brasileira masculina de basquete realizou na segunda (17) o primeiro treino em São José dos Pinhais, no Paraná, visando a estreia nas Eliminatórias da AmeriCup diante do Uruguai. Foram cerca de duas horas de movimentação tática comandada pelo técnico Aleksandar Petrovic.

O Brasil pega o Uruguai na cidade, localizada na região metropolitana de Curitiba, nesta sexta-feira (21), às 19h30. Três dias depois, na segunda-feira (24), enfrenta os mesmos adversários em Montevidéu.

“O primeiro treino é sempre muito importante, onde damos muitas informações para os jogadores, a forma de jogar no ataque, na defesa. E penso que muitas informações já foram passadas”, explica Petrovic.

+ SIGA O PERFIL OFICIAL DO OTD NO TWITTER

“Tudo que mostramos, temos que levar para os próximos treinos. Estou contente, todos querem jogar em um nível alto, estão com muita vontade, e espero coisas boas”, acrescentou o treinador da seleção brasileira.

As eliminatórias da AmeriCup dividem 12 seleções em quatro grupos com quatro países em cada. Os três melhores avançam para o torneio. O Brasil está no Grupo B com Paraguai, Uruguai e Panamá.

Caminho de volta ao Pan

Além dos jogos em fevereiro, o time volta a jogar em novembro, no país, diante de Panamá e Paraguai. Depois duela fora de casa, em fevereiro de 2021, contra os mesmos rivais.

A Copa América é classificatória para os Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, em 2023. No ano passado, em Lima, o time masculino ficou de fora.

Força jovem

Para os dois duelos contra o Uruguai, a comissão técnica optou por trazer jogadores jovens. Uma das exceções é o armador Rafa Luz, que já tem boa experiência pela seleção brasileira.

+ Didi Louzada anuncia lesão e pede dispensa da seleção

“O Uruguai vem com o melhor time que eles podem ter. Jogadores com experiência na Europa, com experiência na Euroliga, o Batista, Fittipaldo, o Barrera, armadores de qualidade com o Parodi. Um time com muita experiência e que jogará o melhor basquete que o Uruguai pode ter hoje”, disse Rafa Luz.

“Temos que ter vontade. É um grupo jovem, que vai querer demonstrar para o Brasil que a nova geração tem capacidade para manter um bom nível internacional. Vamos fazer o nosso melhor para o pessoal se sentir orgulhoso dessa evolução do Brasil nos últimos anos”, acrescentou.

Seleção brasileira de basquete para a Americup

Armadores
Yago Mateus – Paulistano – 1,78m
Rafael Luz – Ucam Murcia -1,88m
Georginho – São Paulo – 1,96m

Alas/Armadores
Cauê Borges – Botafogo – 1,87m
Danilo Fuzaro – Mogi das Cruzes – 1,93m
Guilherme Santos – Minas – 1,97m

Alas
Jhonatan dos Santos – Flamengo – 1,96m

Alas/Pivôs
Léo Demétrio – Flamengo – 2,08m
Du Sommer – Botafogo – 2,05m
Márcio Santos – Franca – 2,02m
Lucas Dias – Franca – 2,07m

Pivôs
Ronald Rudson – Brasília – 2,07m
Rafael Mineiro – Flamengo – 2,09m
Dikembe da Silva – Paulistano – 2,06m

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Basquete