Siga o OTD

Basquete

Campeãs Pan-Americanas disputam título da LBF

Álvaro Jr.

Campeãs Pan-Americanas disputam título da LBF

Após a pausa para os Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, a LBF CAIXA 2019 retorna nesta sexta-feira (16) para o primeiro jogo da decisão entre Vera Cruz Campinas e Sampaio Basquete. A partida, marcada para as 20 horas de Brasília, será no ginásio do Tênis Clube de Campinas (TCC).

Cinco medalhistas em Lima, no Peru, estarão em quadra para a série melhor de cinco jogos entre as duas melhores equipes da temporada. Pelo Vera Cruz Campinas, líder da temporada e atual campeão, a ala Patty, titular da equipe de José Neto na campanha dourada. As outras quatro vestirão a camisa tricolor da Bolívia Querida: a ala/armadora Tainá Paixão (maior destaque da final pan-americana), as alas Raphaella Monteiro e Tati Pacheco e a ala/pivô Clarissa, eleita MVP da competição de Lima.

Confronto acirrado

Dono da melhor campanha na primeira fase, com 16 vitórias e apenas 2 derrotas, o Vera Cruz Campinas chega a mais uma decisão após eliminar o Instituto Brazolin/São Bernardo/Unip nas quartas de final (2×0) e protagonizar uma virada heroica sobre a Uninassau/Cabo de Santo Agostinho nas semifinais (2×1). A equipe do tetracampeão Antonio Carlos Vendramini tem o melhor ataque do campeonato (média de 76,7 pontos por partida) e dos Playoffs (71,2 pontos).

Segundo colocado na fase classificatória, com apenas uma vitória a menos que as campineiras (15V-3D), o Sampaio Basquete passou por Ituano Basquete nas quartas e pelo Santo André/Apaba/ Caoa Chery nas semis, vencendo ambas as séries por 2 a 0. O tubarão, treinado pelo argentino Cristian Santander, tem por sua vez a melhor defesa da temporada (54,9 pontos sofridos) e também dos Playoffs, quando concedeu em média apenas 52 pontos aos adversários.

Vera Cruz Campinas e Sampaio Basquete reeditam as finais de 2018, marcada por muito equilíbrio e jogos emocionantes. Após sair na frente, fazer 2 a 1 e ficar a uma vitória do título, as maranhenses viram Melisa Gretter liderar o Vera Cruz Campinas a uma virada épica, culminando no primeiro título da equipe, em sua temporada de estreia.

Neste ano, uma vitória para cada time visitante. Em 5 de maio, o Vera Cruz Campinas venceu por um ponto em São Luís. Já no returno, em 27 de junho, o Sampaio Basquete deu o troco e derrotou o rival por 70 a 65, em Campinas.

A CAIXA Econômica Federal é a patrocinadora oficial da Liga de Basquete Feminino, que organiza a LBF CAIXA. A competição tem a ESPN e a TV NSports como parceiros de mídia oficiais e a bola oficial da Wilson.

Vera Cruz Campinas (1º) x (2º) Sampaio Basquete

Jogo 1: 16/08, 20h. Ginásio do Tênis Clube de Campinas (SP). ESPN Extra, WatchESPN e LBF LIVE

Jogo 2: 18/08, 18h. Ginásio do Tênis Clube de Campinas (SP). ESPN Extra, WatchESPN e LBF LIVE

Jogo 3: 22/08, 19h. Ginásio Costa Rodrigues, São Luís (MA). ESPN Extra, WatchESPN e LBF LIVE

Jogo 4 (se necessário): 24/08, 18h. Ginásio Costa Rodrigues, São Luís (MA). ESPN Extra, WatchESPN e LBF LIVE

Jogo 5 (se necessário): 29/08, 19h. Ginásio do Tênis Clube de Campinas (SP). ESPN Extra, WatchESPN e LBF LIVE

*Horários de Brasília

Mais em Basquete