Nesta quinta-feira (20) aconteceu o segundo dia da Etapa de Maringá do Nacional de Badminton 2025. Alguns favoritos confirmaram vaga nas fase seguintes das chaves simples, como os atletas da seleção Donnians de Oliveira e Devid Silva, além do atual campeão Artur Pomoceno.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
Donnians de Oliveira, da Miratus, eliminou o atleta da casa Rafael de Faria, da Associação Amigos Badminton Toledo, por 2 a 0, com parciais de 21/12 e 21/8. “Estreia de campeonato é sempre muito tensa, com algumas falhas, mas ao longo da competição são corrigidas. Eu entrei com bastante atitude, coragem, e sem medo para que as coisas fluam dentro da competição”, explicou Donnians.
Para Rafael, a Etapa de Maringá agora segue nas duplas, que terá como companheiro Willian Guimarães, do mesmo clube, na masculina, e Maria da Rocha, do Joca Claudino Esportes, na mista. “Eu gostei da estreia, apesar da derrota, um jogo bem duro. Foi bom para poder pegar ritmo de jogo para focar mais nas duplas mista e masculina, que a gente tem mais chances de chegar no pódio e conquistar o ouro”, contou. Rafael, que é da cidade de Toledo, no Paraná, falou sobre jogar em casa. “É muito gratificante, porque contar com a torcida do povo é muito gostoso”.
Artur Pomoceno avança
Atual campeão nacional, Artur Pomocelo, do Clube Athletico Paulistano, chegou a estar perdendo na estreia contra Renan de Melo, da Miratus , mas virou parcial e em seguida fechou jogo em 2 a 0, com parciais de 21/15 e 21/12. “Eu fiz um jogo bom, Acho que entrei tão concentrado no primeiro set que eu esqueci de jogar”, brincou. “Mas depois, quando perdia de 15 a 11, consegui impor meu jogo e ganhar de 21 a 15. Então vou pensar jogo por jogo, quero manter o meu título do ano passado. Isso é o que todo mundo quer, é meu objetivo subir no lugar mais alto do pódio”, explicou o atleta.
Outro que confirmou vaga nas quartas de final da chave principal masculina foi Deivid Silva. O atleta da Miratus venceu Welton Menezes, no Pinheiros, por 2 sets a 0, com 21/14 e 21/15. “Foi uma estreia muito boa. Eu já tinha imaginado como seria o jogo e não foi muito longe. Consegui ganhar confiança, mas no decorrer da partida tive uns erros bobos, é normal no jogo. No decorrer, fui ganhando mais confiança”, explicou o atleta.
Confirmações e surpresas
Na chave individual feminina, as quatro cabeças de chave da Etapa de Maringá do Nacional de Badminton entraram em quadra e três deles avançaram para às quartas de final. Jeisiane Alves, a melhor ranqueada no campeonato entre as inscritas, venceu Ríssia Mata, por 2 a 0, games de 21/8 e 21/11. Jackeline Luz também confirmou seu favoritismo e bateu Aléxia Vasconcellos por sets diretos: 21/5 e 21/4. Já Sayane Lima enfrentou Rosalina Souza e ganhou sem perder parcial: 21/14 e 21/6. Por fim, a única listada previamente como mais cotada ao triunfo no duelo e ficou fora foi Maria Júlia Nascimento, que perdeu de Maria Fernanda Santos: 22/20 e 21/13.
- Cruzeiro vence Praia Clube sai na frente na semifinal
- Sesi Bauru x Praia Clube na semi da Superliga: onde assistir
- Thiago Monteiro avança no quali do Masters 1000 de Madri
- Brasileiros avançam no Challenger de San Miguel de Tucumán
- Brasil fica em quinto lugar na equipe mista na fossa olímpica
A I Etapa do Circuito Nacional de Badminton, disputada em Maringá, é uma realização da Confederação Brasileira de Badminton (CBBd), com parceria do Comitê Brasileiro de Clubes, da Prefeitura de Maringá e da associação Maringaense de Badminton e Parabadminton. Neste evento em especial, a competição está sendo patrocinada também pela Itaipu Binacional e pela clínica de fisioterapia Higarashi.