8 5
Siga o OTD

Badminton

Duplas definidas nas quartas da Etapa de Maringá do Nacional

João Mendonça e Kauan Sttocco avançaram. Já Karen Souza e Maria Fernanda Santos surpreenderam Jackeline Luz e Tamires Santos. No individual, Jeisiane Alves está na semifinal

Kauan Sttocco e João Mendonça - Etapa de Maringá do Nacional de Badminton
Kauan Sttocco e João Mendonça são os cabeças de chave 1 da chave de duplas masculina na Etapa de Maringá do Nacional de Badminton (Foto: Camila Nakazato/CBBd)

A peteca voltou a ganhar movimento nesta sexta-feira (21) para o terceiro dia do Campeonato Brasileiro Interclubes – CBI® de Badminton – I Etapa do Circuito Nacional 2025, em Maringá, no Paraná. Os jogos estão sendo realizados no Ginásio de Esportes Valdir Pinheiro, na Vila Olímpica, e os destaques foram os cabeças de chave 1 e 2 das duplas masculinas avançando para as quartas de final e os resultados das parcerias femininas nas oitavas. Já na chave de simples entre as mulheres, Jeisiane Alves, campeã do último Nacional de 2024, se classificou entre as quatro melhores do torneio.

Duplistas mais cotados avançam no masculino

Com jogo válido pelas oitavas de final, os cabeças de chave 1 das duplas masculinas garantiram vaga na fase seguinte. João Mendonça Taveira (Club Athletico Paulistano) e Kauan Sttocco (Associação Itapeti de Badminton) tiveram início difícil, mas se reergueram e superaram Carlos Henrique Dias e Gustavo Ávila, ambos da Associação de Esportes de Raquete de Paranavaí, por 2 a 0, parciais de 21/18 e 21/6. Na sequência, os dois enfrentam Frank Magalhães e Luan Silva, do Joca Claudino Esportes, que venceram Marcelo Oliveira e Rafael Aurichio: 21/7 e 21/9.

“A gente entrou no jogo com a cabeça limpa, sentindo a peteca. O primeiro set foi mais pegado, mas foi para sentir mesmo. O segundo conseguimos pegar mais firme, então foi um jogo bom para quebrar o gelo da estreia e agora vamos focar nas quartas de final, nossa meta é chegar até a final”, contou João Mendonça Taveira. “As quartas de final são um pouco mais tensas, porque tem uma pressão para passar para a semi, mas, se Deus quiser, a gente vai conseguir, e vamos lá. Um jogo de cada vez”, completou o atleta.

João Mendonça Taveira e Kauan Sttocco fizeram parte da seleção brasileira que conquistou a medalha de bronze na Copa Pan-Americana por Equipes de 2025. Além deles, a dupla cabeça de chave 2 da I Etapa do Circuito Nacional também se garantiu nas quartas de final. Klerton Zaidan Silva e Marcos Ryan Sousa ganharam nas oitavas de Eduardo Pierini e Eduardo Correia, por 2 games a 0, parciais de 21/9 e 21/12.

Selecionável perde na estreia das duplas femininas

Já nas duplas femininas, Karen Souza e Maria Fernanda Santos, do Miratus, derrotaram Jackeline Luz (Associação dos Arqueiros de Campinas) e Tamires Santos (Club Athletico Paulistano) por 2 sets a 0, parciais de 21/18 e 21/16. As duas encaram agora nas quartas de final a dupla de “Marias”, já que Maria Clara Lima e Maria Eduarda de Oliveira venceram Julia Stefany Ferreira e Thayse Almeida por 2 a 0, com duplo 21/15. Eliminada, Tamires Santos estava com a seleção brasileira medalha de bronze da Copa Pan-Americana por Equipes.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

“Acho que foi um jogo bem tranquilo, conseguimos jogar sem nervosismo, fizemos um jogo bom. Não foi tão fácil, mas a gente jogou bem”, contou Karen Souza. “Queremos levar a mesma tranquilidade para o próximo jogo, a gente vai estudar bastante as adversárias”, explicou Maria Fernanda. As duas classificadas atuaram pela primeira rodada junto com mais 11 parcerias. As cabeças de chave 1, Julia Viana e Sayane Lima, e 2, Isabella Carvalho e Rosalina Souza, estreiam direto nas quartas de final.    

Jeisiane Alves na semifinal no individual em Maringá

Melhor ranqueada entre as inscritas na chave individual feminina da I Etapa Nacional de 2025, disputada em Maringá, Jeisiane Alves garantiu vaga na semifinal ao derrotar Maria Clara Lima, por 2 sets a 0, parciais de 21/9 e 21/18. No primeiro game do duelo de quartas de final, a atleta que representa a Sociedade Hípica de Campinas foi dominante e venceu com facilidade. Porém, no segundo, a dificuldade aumentou. Jeisiane abriu 3 a 0, mas Maria Clara Lima virou. Mas, em seguida, a vitoriosa reverteu novamente para 11 a 9 e concluiu com o triunfo.

“O jogo foi bom. Entrei bem forte no início e consegui ter controle do primeiro set. No segundo, ela conseguiu entrar um pouco mais no jogo e foi mais parelho, mas consegui entrar de novo na partida e sair com a vitória”, analisou Jeisiane Alves, que saiu do México, onde ganhou o bronze com a seleção brasileira na Copa Pan-Americana, e foi direto para Maringá. “Foi bem corrido. Vim para Maringá no mesmo dia que cheguei do México. Não tive jogo na quarta-feira, então consegui descansar. Foi corrido, mas vale a pena”, concluiu.

Na semifinal, Jeisiane Alves encara Sayane Lima, cabeça de chave 4 da I Etapa do Nacional. Sayane Lima ganhou nas quartas de Renata Faustino, por 2 a 0, sets de 21/15 e 21/10. “Estou muito feliz. Foi um jogo com bastante rally e pude me adaptar melhor à quadra. É uma experiência muito boa jogar contra rivais diferentes, já que ela é do Rio (de Janeiro), tem estilo diferente do meu, então só tem a acrescentar na minha evolução”, declarou a semifinalista. Na outra semifinal, Jackeline Luz, cabeça de chave 2, encara Maria Fernanda Santos.

Semifinalistas do simples masculino

Os principais favoritos chegaram à semifinal no individual masculino da I Etapa do Nacional. Cabeça de chave 1, Artur Pomoceno eliminou Gabriel Fonseca, por 2 a 0, parciais de 21/17 e 21/8. Agora ele terá pela frente Deivid Silva, o terceiro melhor ranqueado entre os inscritos na competição. Deivid despachou Marcos Ryan Sousa em sets diretos: 21/12 e 21/7. Na parte debaixo da chave, Donnians Oliveira, 2º cabeça de chave, chegou entre os quatro melhores ao vencer João Pedro Munhoz, por games de 21/3 e 21/4. O adversário dele será Caio Henrique Silva, quarto melhor ranqueado, que venceu Vinicius Sugiura: 21/14 e 21/6.

A I Etapa do Circuito Nacional de Badminton, disputada em Maringá, termina no próximo domingo (23), com mais jogos a serem realizados neste sábado (22), com vários embates válidos pela fase de semifinal. O evento é uma realização da Confederação Brasileira de Badminton (CBBd), com parceria do Comitê Brasileiro de Clubes, da Prefeitura de Maringá e da associação Maringaense de Badminton e Parabadminton. A competição está sendo patrocinada também pela Itaipu Binacional e pela clínica de fisioterapia Higarashi.

Formada em Jornalismo pela Unesp-Bauru, participou da Rio-2016 como voluntária, cobriu a Olimpíada de Tóquio-2020 a distância e Paris-2024 in loco pelo Olimpíada Todo Dia; hoje coordena as Redes Sociais do OTD.

Mais em Badminton