Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Vitor Tavares vê Paralimpíada como alavanca para a modalidade

Campeão dos Jogos Parapan-americanos, Vitor Tavares busca alavancar a modalidade com a participação em Tóquio 2020

Vitor Tavares, do parabadminton mira os Jogos Paralímpicos e o topo do mundo
(Foto: Washington Alves/EXEMPLUS/CPB)

Nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, de 24 de agosto a 5 de setembro, o jogador de parabadminton Vitor Tavares terá a responsabilidade de ser o único representante do Brasil na primeira participação da modalidade no megaevento. 

Em 2019, aos 20 anos, Vitor Tavares foi campeão Parapan-Americano, em Lima, quando a modalidade também estreou no evento. Poucos dias antes de competir no Peru, o paranaense conquistou três medalhas de bronze no Campeonato Mundial de Parabadminton em Basileia, na Suíça, seu primeiro Mundial. 

+ CONFIRA TUDO NO GUIA OLÍMPICO DO OTD!

Dois anos se passaram e o paranaense é um dos 39 atletas jovens (até 23 anos) da delegação brasileira. “Vai ser muito bom ir para Tóquio. É um momento histórico por ser estreia e quero fazer o melhor resultado possível. Mas já é simbólico porque a gente tem um representante na primeira vez e quero ver o número de brasileiros no badminton aumentar nas próximas edições dos Jogos”, afirmou Vitor Tavares, que disputa na classe SH6, para atletas com baixa estatura. 

Parabadminton em Tóquio

Desde 2014, quando foi anunciada a inclusão do parabadminton e do parataekwondo no programa dos Jogos, todos que trabalham e praticam essas modalidades estão na expectativa por este acontecimento. A espera dura um ano a mais, pois o megaevento foi adiado devido à pandemia de Covid-19.  A edição com sede na capital japonesa será realizada de 24 de agosto a 5 de setembro. 

Washington Alves/EXEMPLUS/CPB)

“Isso vai ajudar a modalidade a crescer. Já me vejo como um exemplo. Quando posso, conto para as crianças um pouco da minha trajetória e vejo no olhar delas que ficam maravilhadas”, relatou o estudante de educação física. 

O curitibano de 22 anos, possui hipocondroplasia congênita, popularmente conhecida como nanismo. Praticava mountain bike convencional até 2016, quando conheceu o parabadminton no colégio por meio de um professor que dava aulas para crianças e atletas de alto rendimento e que o convidou para praticar a modalidade. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Vitor Tavares se apresentará no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, no dia 7 de agosto e embarcará para o Japão no dia 12. As disputas do parabadmonton em Tóquio serão de 1º a 5 de setembro. 

A delegação brasileira será composta por 255 atletas (incluindo atletas sem deficiência como guias, calheiros, goleiros e timoneiro), sendo 159 homens e 96 mulheres, além de comissão técnica, médica e administrativa, totalizando 424 pessoas. Jamais uma missão brasileira no exterior teve tamanha proporção. 

Mais em Paralimpíada Todo Dia