Siga o OTD

Tóquio 2020

Paulo Roberto de Paula é o único do país a completar a maratona da Olimpíada

Sob forte calor, Paulo Roberto de Paula foi o único brasileiro a completar a maratona dos Jogos Olímpicos de Tóquio e terminou com a 69ª colocação. Daniel do Nascimento e Daniel Chaves acabaram abandonando

Paulo Roberto de Paula
(Foto: Divulgação)

Uma das provas mais famosas do atletismo mundial e dos Jogos Olímpicos aconteceu em Tóquio. Na noite deste sábado (7), a maratona foi disputada em Sapporo com a presença de três brasileiros. Entre eles, Paulo Roberto de Paula foi o melhor do país, tendo terminado na 69ªcolocação. Daniel Dutra e Daniel do Nascimento não completaram a disputa.

“Foi muito difícil para mim conseguir completar. Dois meses atrás eu tive uma lesão no poterior e treinei a base de remédio. Tenho três participações em Jogos Olímpicos e três provas completas. Eu sabia que, por conta da situação do clima, eu não conseguiria terminar a prova. Por isso optei por fazer uma prova para completar”, comentou Paulo Roberto de Paula.

-Confira TUDO que você precisa saber sobre o atletismo nos Jogos Olímpicos

Primeiro atleta do mundo a ter corrido uma maratona abaixo de 2h, Eliud Kipchoge, do Quênia, foi o grande vencedor da maratona dos Jogos Olímpicos de Tóquio, ao completar a prova com a marca de 2h08min38s, e conquistou sua segunda medalha de ouro em Olimpíada. Adbi Nageeye, da Holanda, ficou com a prata, com o tempo de 2h09min58s, e Bashir Abdi, da Bélgica, foi o bronze com 2h10min00.

Como foi a disputa

Em uma das provas mais clássicas dos Jogos Olímpicos, o Brasil teve uma boa participação. Daniel do Nascimento, o Danielzinho, teve um começo de prova excelente e se manteve entre os líderes durante a primeira metade da disputa. Apesar do ritmo não estar muito forte, as condições climáticas interferiram na prova e complicaram o brasileiro. 

Por volta do km 25, Daniel do Nascimento se sentiu mal, tentou forçar um pouco, buscou voltar para a disputa, mas o calor forte não permitiu que ele conseguisse manter e acabou desistindo da maratona nos Jogos Olímpicos de Tóquio. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Outro brasileiro na prova, Paulo Roberto de Paula se manteve no pelotão de trás da disputa durante todo o tempo. Alternando posições e buscando se manter no top80 da maratona nos Jogos Olímpicos de Tóquio, o corredor brasileiro foi o único do país a completar a prova e fechou com a 69ª posição, com a marca de 2h26min10s.

Daniel Chaves, outro representante do Brasil na competição nos Jogos Olímpicos de Tóquio, acabou desistindo da disputa no 18º km.

Mais em Tóquio 2020