Siga o OTD

Atletismo

 

Alison dos Santos, Piu, volta ao Troféu Brasil após sete anos



Campeão mundial e duas vezes medalhista olímpico disputa os 400 metros com barreiras em São Paulo, onde busca o primeiro título ouro na competição



Foto: Fernanda Paradizo/CBAt

Sete anos depois, Alison dos Santos voltará a competir no Brasil. O campeão mundial dos 400 metros com barreiras e dono de duas medalhas olímpicas, Piu está confirmado no Troféu Brasil Interclubes, que será disputado de quinta-feira (23) a domingo (26), no Estádio Ícaro de Castro Mello, em São Paulo.

A última prova de Alison em solo brasileiro foi justamente no Troféu Brasil de 2019, em Bragança Paulista. Na época, ainda como atleta sub-20, ele terminou com a prata nos 400 metros com barreiras, com 48s62, mas agora, volta ao principal campeonato de clubes do atletismo nacional em busca do sonho de qualquer atleta; o ouro.

Mais notícias


Piu em casa

Depois da participação em 2019, Alison foi campeão pan-americano em Lima, bronze olímpico em Tóquio, campeão mundial em Eugene, bronze novamente em Paris-2024 e vice-campeão mundial em Tóquio-2025, o que deu a ele grande relevância internacional no esporte.

O brasileiro também é o recordista brasileiro e sul-americano adulto dos 400 metros com barreiras, com 46s29, marca feita no título mundial de 2022.

Em 2026, aparece como vice-líder do ranking mundial, com 46s72, tempo obtido na etapa de Xiamen da Diamond League.

Sem Mundial adulto ou Jogos Olímpicos nesta temporada, Alison tem usado o ano para trabalhar velocidade, acompanhado de seu treinador Felipe de Siqueira, o atleta melhorou os recordes pessoais nos 200 metros, 400 metros e 300 metros com barreiras.

+ SIGA O OTD NO WHATSAPP, YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK

Prova forte

A disputa dos 400 metros com barreiras também pode ter Matheus Lima, do Pinheiros, outro brasileiro entre os melhores do mundo em 2026, afinal, o cearense tem 47s37 como recorde pessoal, tempo obtido em junho, na Suécia, e aparece com a terceira melhor marca da temporada. No último sábado, ficou em quinto lugar na etapa de Londres da Diamond League, com 48s33.

Entretanto, a presença de Matheus, ainda depende de definição, seu técnico Sanderlei Parrela, técnico do atleta, disse que a equipe ainda vai decidir se ele disputará os 400 metros com barreiras ou os 400 metros no Troféu Brasil.

O foco principal do corredor na temporada é a final da Diamond League e o Ultimate Championship, novo torneio da World Athletics, em setembro.

Outro nome importante é Francisco Guilherme Viana, da Orcampi. Atual bicampeão do Troféu Brasil nos 400 metros com barreiras, ele tem 48s73 como melhor marca em 2026 e vem de uma temporada em que foi semifinalista no Mundial de Tóquio.

“É bem importante a vinda do Alison para o Troféu Brasil e também o Matheus, que está em excelentes condições. O Guilherme acabou de retornar da Europa, ganhou um pouco mais de experiência e foi bronze no Pan-Americano. A expectativa é boa para o Troféu Brasil, ele é bicampeão e quer brigar pela primeira colocação de novo”, disse o técnico Marcelo Lima.

Horários e ingressos

As semifinais dos 400 metros com barreiras masculino estão marcadas para sábado, às 11h25, já a final será no domingo, às 12h. O programa horário oficial também prevê as finais dos 200 metros, salto triplo masculino, 1.500 metros, lançamento do dardo e revezamentos 4×400 metros no último dia de competição.

A entrada para o Troféu Brasil é gratuita, mas o público precisa retirar ingresso na plataforma TicketSports. A competição terá transmissão do SporTV, da TV Atletismo Brasil, canal da Confederação Brasileira de Atletismo no YouTube, e da Time Brasil TV, do Comitê Olímpico do Brasil.

Mais em Atletismo