O penúltimo dia do Mundial de Atletismo Tóquio-2025 começou com a prova de 20km da marcha atlética feminina. A melhor brasileira na disputa foi Viviane Lyra, que terminou na 14ª colocação, enquanto Gabriela de Sousa ficou no 32º lugar. Já a veterana Érica Sena não completou a prova. A medalha de ouro ficou com a espanhola Maria Pérez que conquistou o seu quarto título mundial.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Viviane Lyra fez um bom início de prova, marchando junto com o pelotão das líderes nos primeiros 5km da prova. Mas na altura dos 6km, as primeiras colocadas apertaram o passo e a brasileira ficou um pouco para trás. Viviane se manteve até o final dentro das quinze primeiras posições e terminou no 12º lugar com um tempo de 1h29min02s.
Mais duas brasileiras competiram na prova. Gabriela de Sousa fechou os 20km em 1h34min28s em sua melhor marca da temporada. Ela ficou na 32ª colocação. Aos 40 anos, a veterana Érica Sena também largou na prova, mas abandonou a disputa no quarto quilômetro.
No pelotão da frente, a espanhola Maria Pérez garantiu a medalha de ouro. Ela fez um tempo de 1h25min54s para terminar na primeira colocação. É o seu quarto título do mundo, com Pérez fazendo a dobradinha nos 20km e 35km no Mundial de 2023 e de 2025. A mexicana Alegna González foi a segunda com 1h26min06s, enquanto a japonesa Fuji Nanako levou o bronze. A atleta da casa quase foi ultrapassada na linha de chegada pela equatoriana Paula Torres, mas garantiu o pódio com 1h26min18s.