Sete atletas brasileiros apareceram entre os inscritos para provas deste sábado (21) no Meeting Gold Gala Fernando Ribeiro de atletismo. No entanto, apenas seis deles competiram e dois finalizaram suas disputas na primeira colocação. O evento da categoria Challenger aconteceu no estádio José Vieira de Carvalho, na cidade de Maia, em Portugal. Lucas Rodrigues cruzou a linha de chegada na prova dos 100m na frente de todos os demais oponentes com tempo de 10s47. Já Welington Morais se destacou no arremesso do peso, alçando a maior distância com 19m53, marca que o colocou no lugar mais glorioso do pódio.
- Com três titulares, Brasil mostra força do elenco e vence Alemanha na VNL
- Sophia Kelmer é campeã do Elite da Tailândia de tênis de mesa paralímpico
- Brasil perde do Japão e disputará 11º lugar do Mundial no polo aquático
- O dia dos brasileiros: confira a agenda esportiva deste domingo
- Brasil perde do Chile nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de rúgbi XV
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
Desempenho dos brasileiros em Portugal
Na final dos 100m, Lucas Rodrigues deixou seis portugueses e um atleta de São Tomé & Príncipe para trás. Ele correu em 10s47, com Igor Oliveira, de Portugal, logo na sequência, marcando 10s62, e Rodrigo Rito, em terceiro lugar, registrando 10s71. Jocimar Neto, de São Tomé & Príncipe, ficou em oitavo e último com 11s17. O outro brasileiro que ficou na liderança foi Welington Morais, que ganhou a prova do arremesso do peso no quinto dos seis lançamentos, marcando 19m53. Daniel Santiago acabou em segundo, com 16m12, e Tomás Rodrigues, em terceiro, com 15m66, ambos portugueses.
Na disputa dos 800m masculino, Eduardo Ribeiro terminou em terceiro lugar na segunda das duas séries disputadas. O brasileiro concluiu o trajeto em 1min47s49, perdendo somente para os espanhois Pablo Sánchez-Valladares, segundo melhor, marcando 1min46s61, e do vencedor David Barroso, com tempo de 1min46s46. No salto em distância feminino, Leticia Oro ganhou em segundo lugar, com distância de 6m39, na última tentativa, e Vanessa Sena, em quarto, com 6m06, na quinta chance. A espanhola Evelyn Yankey liderou a disputa com 6m53.
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
Para completar a participação dos brasileiros no Meeting Gold Gala, em Portugal, Guilherme Kurtz participou dos 1.500m e passou a linha de chegada em décimo, com 3min45s59. A prova foi vencida pelo espanhol Eric Guzman, marcando tempo de 3min41s50. Por fim, Lorraine Martins se inscreveu para os 100m feminino, mas não participou da competição neste sábado.