Luiz Maurício está pronto para fazer história nesta sexta-feira (20). O atleta, de 25 anos, estreia na Liga Diamante, o evento de maior prestígio do circuito mundial de atletismo. O mineiro do lançamento do dardo do Brasil participa do Meeting de Paris, no Estádio Charléty, mesma cidade onde conquistou vaga na final olímpica para o país na modalidade após 92 anos, quando ficou na 11ª colocação nos Jogos de Paris-2024 com a marca de 80,67 m, no dia 8 de agosto, no Stade de France. Além dele, Almir Júnior, no salto triplo, e Matheus Lima, nos 400m com barreiras, também estarão em ação na competição.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Atual dono do recorde brasileiro e sul-americano no lançamento do dardo, com 86,34 metros, atingidos no Kip Keino Classic em maio de 2025, Luiz Maurício chega ao Meeting de Paris, etapa da Liga Diamante, com a confiança em alta. “É a realização de um sonho estar na Liga Diamante. E é muito bom ter essa experiência, após um ótimo começo da temporada. Em todas as quatro competições deste ano lancei acima dos 80 metros, uma média alta. Vamos ver essa estreia… Acredito que vai ser muito legal porque venho fazendo uma boa preparação”, afirmou o atleta.
- Brasil conquista 14 medalhas no primeiro dia do Ibero-Americano Sub-18 de atletismo
- Basquete masculino estreia com vitória nos Jogos Universitários
- Agafuc vence Corinthians na Liga Nacional de Futebol de Cegos
- Finais definidas na etapa de Cuiabá do Circuito Brasileiro de vôlei de praia
- Almir Júnior bate na trave no Meeting de atletismo em Madrid
Preparação com foco no Mundial
O recordista mantém consistência em 2025 e a regularidade nos resultados o credencia como forte candidato a brigar por posições de destaque entre a elite mundial do lançamento do dardo. O debute na Liga Diamante representa mais que uma conquista pessoal para Luiz Maurício. “Estar com o primeiro e o segundo colocados do Ranking Mundial, num grupo de alta performance, será uma boa preparação, pensando no Mundial”, observou o atleta ao se referir ao Campeonato Mundial de Atletismo, que acontecerá em setembro no Japão, em Tóquio.
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
Na etapa de Paris da Liga Diamante, o brasileiro enfrentará rivais de alto calibre, incluindo o alemão Julian Weber e o indiano Neeraj Chopra, ambos com marcas superiores a 90 metros. O primeiro deles detém o recorde pessoal de 91,06m. Já o segundo, campeão mundial e prata olímpica, alcançou 90,23m na competição de Doha da Liga Diamante. Natural de Juiz de Fora, Luiz Maurício começou no atletismo aos 11 anos no projeto Cria UFJF. Durante a pandemia de 2020, ele mudou para a Escola de Educação Física do Exército no Rio de Janeiro, onde aprimorou sua formação técnica.
Otimismo com evolução do atleta
Fernando Oliveira, técnico de Luiz Maurício, demonstra otimismo com a participação do atleta no Meeting de Paris. “Eu fico feliz dele estar nessa Liga Diamante para o crescimento dele. É viver um momento único antes do Mundial, estou esperançoso que venha uma boa atuação”, afirmou o treinador. Atualmente baseado em Madri, na Espanha, para treinamentos europeus, Luiz Maurício seguiu para França na quarta-feira (18) bastante animado pela estreia na principal competição do circuito mundial de atletismo.