8 5
Siga o OTD

Atletismo

Heptatlo com três campeãs na Copa Brasil de Provas Combinadas

Heptatlo com três campeãs na Copa Brasil de Provas Combinadas, sendo Paloma Cardoso, adulto, Thaynara Alves, Sub-20, e Madelaine Gomes, Sub-18

Paloma Cardoso Heptatlo Copa Brasil
Paloma Cardoso é a campeã do heptatlo na Copa Brasil de Provas Combinadas (Foto: Gustavo Alves/CBAt)

A Copa Brasil de Provas Combinadas está sendo realizada em Bragança Paulista (SP) e a definição das campeãs do hepatlo aconteceu neste sábado (8). Em dia com bastante sol e calor no interior de São Paulo, as medalhistas de ouro foram as atletas Paloma Dias Cardoso, na categoria adulta, Thaynara Alves, na Sub-20, e Madelaine Gomes da Silva, na Sub-18. A primeira delas está com 24 anos e competiu pelo clube Orcampi-SP, somando 5.296 pontos para a conquista do título. Ela é treinada por Marcelo dos Santos Lima.

“Foi a primeira prova do ano, para quebrar o gelo para as competições da temporada. É só o começo. Gostei dos saltos em altura e em distância e do lançamento do dardo, mas ainda posso melhorar. Nas outras errei bastante e dá para melhorar em tudo. Vou vir com tudo para o Troféu Brasil e almejar ir para o Mundial de Tóquio (em setembro) e o Sul-Americano adulto, em um mês (abril)”, disse Paloma Dias Cardoso. O pódio contou também com Andreza de Oliveira Reis (ADC São Bernardo-SP), medalha de prata com 5.027 pontos, e Larissa da Silva Dutra (EC Pinheiros-SP), bronze com 4.835.

Campeãs nas categorias de base

Thaynara Alves, da Associação de Atletismo de Blumenau-SC, de 19 anos, é uma atleta treinada por Pedro Honório Nascimento. E ela venceu o confronto particular com Yohana Caliari Gomes, do Clube de Atletismo do Espírito Santo, de 18 anos, que tem como treinador Carlos José Camilo de Oliveira. Thaynara ganhou a medalha de ouro do hepatlo na categoria Sub-20 marcando 3.900 pontos, deixando Yohana com a prata: 3.857 pontos.

+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP

Na Sub-18 da Copa Brasil de Provas Combinadas, a campeã foi Madelaine Gomes da Silva, do clube PREMA-Apucarana-PR. Ela venceu a categoria com 3.972 pontos. Essa foi somente a segunda disputa do heptatlo da jovem atleta de 16 anos. “Eu estava treinando para o Estadual e o professor me disse: ‘Vai ter Brasileiro de Combinadas, vamos? Vamos né!’ Faz duas semanas que eu estava treinando para essa prova. Fiz o heptatlo pela primeira vez no ano passado e consegui uma boa marca”, comentou.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

“Tinha resistência para fazer os 800m, no altura vim para fazer a minha melhor marca. Gostei muito do meu primeiro Brasileiro no heptatlo e por sair com o ouro”, disse Madelaine. “Quero bater a minha melhor marca no altura (1,68 m), vou conseguir”, concluiu a atleta. Luiza Teixeira Araújo, do AECD-Macaé-RJ, conquistou a medalha de prata (3.743 pontos). Já Andrielly Luzia da Silva Almeida, do APA Petrolina-PE, ficou com o bronze (3.737 pontos).

Vitoriosos dos 800m

Além das Provas Combinadas, Bragança Paulista está recebendo a Copa Brasil Meio-Fundo e Fundo. E os campeões dos 800m foram Mayara dos Santos Leite e Eduardo Ribeiro Moreira, ambos do EC Pinheiros, de São Paulo. O Brasil tem conquistas importantes nesta distância, com o campeão olímpico Joaquim Cruz, o campeão mundial Zequinha Barbosa e o campeão pan-americano Agberto Guimarães, todos com vários resultados internacionais relevantes.

Mayara ganhou os 800m, com 2min06s84, com uma chegada forte no final. “Eu já venho treinando para virar rápido. Foi a minha primeira prova do ano e ainda tenho para melhorar, mas sei que estamos no caminho certo. Meu objetivo é melhorar a minha marca (2min04) e conseguir a vaga no Sul-Americano de Mar Del Plata”, disse a atleta de 29 anos, que é treinada por Clodoaldo Lopes do Carmo.

Já no masculino, o vitorioso foi Eduardo Ribeiro Moreira, o Dudu, mineiro de Lavras. Ele conquistou o ouro dos 800m, com 1min46s63. Dudu, de 24 anos, é treinado pelo mesmo técnico da campeã do feminino e passou 40 dias na altitude de Cochabamba, na Bolívia (cidade a 2.600 m acima do nível do mar), como forma de preparação.

“Cheguei há cinco dias e queria acertar uma corrida para 1min45 logo na primeira prova do ano, mas não larguei bem e passei fraco na primeira volta. Se tivesse em ‘coelho’ puxando a prova acredito que já sairia agora 1min45”, disse Dudu, que estava realizando treinos de volume e agora vai entrar na fase mais específica para os 800m, nos treinamentos em Bragança Paulista, local em que reside.

As Copas Brasil de Meio-Fundo e Fundo e Provas Combinadas prosseguem neste sábado (8/3), com transmissão da TV Atletismo Brasil, canal do YouTube da CBAt.

Mais em Atletismo