Siga o OTD

Atletismo

Brasil fecha ano de 2023 com 20 medalhas em Mundiais

Ano pré-olímpico rende 20 medalhas para o Brasil em Campeonatos Mundiais, sendo quatro ouros

Equipe feminina de ginástica artística do Brasil com medalha no Mundial (Ricardo Bufolin/CBG)
(Foto: Ricardo Bufolin/CBG)

O ano de 2023 vai terminando e o Brasil tem muitos motivos para comemorar. Ao longo da temporada, o país obteve 20 medalhas em Campeonatos Mundiais ou competições equivalentes de dez diferentes modaliades, considerando as provas que estão no programa dos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Foram quatro ouros, sete pratas e nove bronzes.

“Este foi mais um ano positivo para o esporte olímpico brasileiro. As conquistas em campeonatos mundiais refletem a qualidade do trabalho em conjunto desenvolvido pelo Comitê Olímpico do Brasil e as confederações. Entramos agora no último ano deste ciclo olímpico otimistas e motivados para um grande desempenho de nossos atletas em Paris 2024”, afirmou Paulo Wanderley, presidente do COB.

Puxada pelo talento de Rebeca Andrade, a ginástica artística foi o grande destaque com seis pódios, entre eles a inédita prata por equipes. Rebeca também foi coroada com o ouro no salto – seu bicampeonato na prova, superando Simone Biles -, prata no individual geral e solo e bronze na trave. Já Flávia Saraiva conquistou sua primeira medalha em mundiais, o bronze no solo.

Rayssa leal vice-campeã mundial skate stret mundial de tóquio cbsk
Rayssa Leal com a prata no Mundial (Foto: Júlio Detefon/CBSK)

Rayssa Leal foi ao pódio em dois Mundiais realizados na temporada. Em fevereiro, ela levou o ouro na edição que valeu pelo ano de 2022, em Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos. Já em dezembro, ficou com a prata na competição válida para 2023, disputada em Tóquio, no Japão. Ainda no skate, mas no park, Augusto Akio e Luigi Cini obtiveram pratas e Pedro Barros foi bronze.

Os outros dois ouros do Brasil vieram com atletas que sagraram-se bicampeões mundiais em suas modalidades. Filipe Toledo conseguiu o segundo título consecutivo no surfe ao vencer o Finals da WSL. Já Beatriz Ferreira venceu a categoria até 60kg do Mundial de boxe, repetindo a conquista que havia tido pela primeira vez em 2019.

Mais medalhas

Ainda no boxe, houve mais uma medalha em categoria olímpica: Wanderson Oliveira, com um bronze no peso até 71kg. No judô, foram dois bronzes, com os pesados Beatriz Souza e Rafael Silva. Já no taekwondo, a jovem Maria Clara Pacheco levou um bronze na categoria até 57kg, logo em sua primeira participação em Mundial.

Bia Souza e Rafael Silva Baby medalhistas de bronze no Campeonato Mundial de Judô em 2023
Bia Souza e Rafael Silva ‘Baby’ medalhistas de bronze no Mundial de Judô em 2023 (Carol Coelho/ECP)

Campeãs no ano passado, Duda e Ana Patrícia tiveram mais uma excelente temporada e ficaram com a medalha de prata no Mundial de vôlei de praia deste ano. Elas encerram o ano com a liderança do ranking mundial, assim como Marcus Vinicius D’Almeida, que foi bronze no Mundial de tiro com arco. Outro que foi bronze foi Caio Bonfim, nos 20km da marcha atlética.

Medalhas do Brasil nos Mundiais de 2023:

Ouro
Beatriz Ferreira – boxe
Filipe Toledo – surfe
Rayssa Leal – skate street (2022)
Rebeca Andrade – ginástica artística (saltos)

Prata
Ana Patrícia e Duda – vôlei de praia
Augusto Akio – skate park (2022)
Equipe feminina – ginástica artística
Luigi Cini – skate park (2023)
Rayssa Leal – skate street (2023)
Rebeca Andrade – ginástica artística (individual geral)
Rebeca Andrade – ginástica artística (solo)

Bronze
Beatriz Souza – judô
Caio Bonfim – atletismo (marcha atlética)
Flávia Saraiva – ginástica artística (solo)
Maria Clara Pacheco – taekwondo
Marcus D´Almeida – tiro com arco
Pedro Barros – skate park (2022)
Rafael Silva – judô
Rebeca Andrade – ginástica artística (trave)
Wanderson Oliveira – boxe

*De Time Brasil

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Atletismo