Siga o OTD

Atletismo

Johnatas e Núbia são campeões da Copa Brasil de Cross Country

Os dois corredores mostraram excelente forma, brilharam e foram destaque nas provas de 10 km da competição, disputadas em circuito de 2 km montado no Parque Ecológico Municipal Jardim Esperança, na cidade mineira de Poços de Caldas

Johnatas Cruz, campeão da disputa masculina da Copa Brasil de Cross Country (Gustavo Alves/CBAt)
(Gustavo Alves/CBAt)

Johnatas de Oliveira Cruz (Praia Clube/Exército/Futel-MG) e Núbia de Oliveira Silva (EAF Jaguarari-BA) foram os grandes campeões da categoria adulta, em 10 km, da Copa Brasil Loterias Caixa de Cross Country, disputada na manhã deste domingo (26), no Parque Ecológico Municipal Jardim Esperança, na cidade de Poços de Caldas.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Campeão pan-americano em 2019, no Canadá, o corredor mineiro, de 23 anos, conquistou o seu primeiro título da Copa Brasil. Ele venceu com o tempo de 34min17s. “Primeiro quero agradecer a Deus e a Jesus Cristo e depois ao Praia Clube, a meu treinador Fran Cauê e a meu fisioterapeuta Elói, top demais. Ele fez um trabalho excepcional comigo, principalmente para o cross”, lembrou o corredor mineiro, que representou o Brasil este ano no Mundial de Budapeste, no Mundial de Corrida de Rua de Riga e nos Jogos Pan-Americanos de Santiago.

“Um dos objetivos de estar aqui realmente era para vencer o Cross. Eu fui campeão pan-americano, mas nunca tinha vencido um cross nacional. Agora é comemorar. Só alegria!”, comentou. “O clima estava bom, a onda de calor passou, e o dia amanheceu estável, clima bom para correr. No nosso horário de prova saiu até um solzinho. Deu uma secada na grama e o percurso é maravilhoso, lindo, com aquele falso plano que permite ritmar a corrida”, completou Johnatas.

Preparação para a São Silvestre

A Copa Brasil de Cross Country serviu também como preparação para a Corrida Internacional de São Silvestre. “É aquele divisor de águas, se a gente fosse bem aqui no cross era só continuar mantendo o trabalho, progresso, chegar bem à São Silvestre, que exige velocidade no início e de força no final e estamos no caminho certo”, disse Johnatas, que foi sexto colocado no evento do ano passado. Além disso, Lucas Paulo Barboza (ADECAI-PE) foi o vice-campeão da prova, enquanto Jânio Varjão (Barra do Garças-MT) acabou em terceiro.

Núbia de Oliveira bicampeã no feminino

Já Núbia de Oliveira, fez uma prova bem regular na abertura da competição, com largada às 7h. Aos 21 anos, a corredora conquistou seu bicampeonato, já que havia vencido a edição de 2021, em Cotia-SP. Ela completou as cinco voltas no percurso em 41min01s.

“Deus me capacitou para mais uma conquista, motivo de muita felicidade. Acreditar é a chave e as primeiras batalhas são vencidas na nossa cabeça. É um orgulho chegar aqui e ser campeã no meio dessas feras”, comentou a atleta. “É um privilégio, vamos continuar trabalhando e que venha a seleção brasileira”, prosseguiu Núbia.

Ela treina no Povoado do Flamengo, onde mora, e também na Serra dos Morgados e no Povoado de Rego, onde nasceu. “São três lugares excelentes para fazer os meus treinamentos”, disse Núbia, que já conhecia o percurso porque disputou o Sul-Americano em janeiro no mesmo local. “Estava um pouco pesado – acho que choveu na madrugada – mas a gente já conhecia e foi muito tranquilo. O clima estava bom, um friozinho no início. O cross é um desafio, mas graças a Deus a gente conseguiu ultrapassar todos os obstáculos.”

Núbia de Oliveira vai disputar também a São Silvestre, no último dia do ano, em São Paulo. “No ano passado, eu fui 10ª colocada e esse ano a gente buscará melhores resultados. Venho de uma fase boa e também em uma boa preparação para chegar lá bem”, completou. Por fim, as duas provas qualificaram os quatro primeiros colocados para representar o Brasil no Campeonato Pan-Americano de Cross Country no ano que vem, em lugar e datas ainda não definidos.

*Com informações da Confederação Brasileira de Atletismo

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Atletismo