Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Lucas Prado responde a denúncias da Globo

Campeão paralímpico, Lucas Prado responde no instagram denúncias veículadas no Esporte Espetacular, da Rede Globo sobre irregularidades na classificação funcional

Lucas Prado no Mundial de Atletismo Paralímpico
(Foto: Daniel Zappe/Exemplus/CPB)

Lucas Prado foi o primeiro atleta até agora a responder às denúncias do Esporte Espetacular sobre irregularidades na classificação funcional. Em um vídeo de 10 minutos em seu instagram, ele se defendeu das suspeitas apresentadas na matéria. Três atletas campeões paralímpicos do atletismo brasileiros foram denunciados por colegas do movimento paralímpico de que suas deficiências visuais não são compatíveis com a T11.

O Comitê Paralímpico Brasileiro enviou uma resposta para a reportagem da Globo, mas ainda não emitiu nota depois da exibição das denúncias no Esporte Espetacular. Os irmãos Silvânia e Ricardo Costa ainda não falaram, mas Silvânia fez declarações dentro da reportagem. Silvânia reproduziu na tarde deste domingo os vídeos de sua entrevista à Globo, trechos dos quais já foram exibidos no Esporte Espetacular. Nele, ela afirma que entrou no movimento paralímpico como T12 e depois o Comitê Paralímpico Internacional mudou sua classificação para T11.

Ele ainda afirmou que durante a semana vai produzir vários vídeos mostrando o dia-a-dia dele no Centro Paralímpico Brasileiro (CPB), incluindo no refeitório, no que espera enfim eximir dúvidas de sua deficiência visual. “Onde eu cheguei não foi trapaceando, não foi passsando por cima de ninguém, foi tudo na justiça. Tudo conforme os médicos sempre pediram, seguindo regras do jogo”, concluiu o atleta.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Lucas Prado lembra de exames médicos e afirma que quer passar por novos para confirmar grau

Lucas Prado responde no instagram às denúncias veículadas no Esporte Espetacular, da Rede Globo sobre grau de deficiência visual classificação funcional
Lucas Prado responde no instagram às denúncias veículadas no Esporte Espetacular, da Rede Globo (Foto: Reprodução/Instagram)

O atleta diz que ele passou por várias juntas médicas. “Fiquei 45 minutos com eletrodos dentro do olho para fazer a medição visual”. “Todos os exames que vocês pensarem que tem na medicina oftalmológica eu fui sujeito a fazer. Não foi só um médico que fala que eu sou cego”.

“Vou provar para todo mundo. Todos meus exames já provam que não estou fraudando, que não estou fingindo”. “Vou pedir para outros médicos de renome internacional fazer o exame. Para essa médica (que aparece na matéria do Esporte Espetacular) me avaliar também, para ela ver como é minha visão e ela entender como funciona, antes de falar qualquer coisa que ela não tem noção de como é o esporte paralímpico”.

“Eu vim de um ano de lesão, de cirurgia. Fiz uma cirurgia muito específica, quase perdi minha carreira com essa lesão. Me recuperei, estou tratando, treinando, pronto. As pessoas que tem dúvidas podem assistir, conhecer o CPB”, convidou o atleta.

Resposta de Lucas Prado aos vídeos exibidos no Esporte Espetacular

Lucas Prado afirmou que como está no Centro Paralímpico desde a inauguração, conhece muito bem o ambiente e portanto sabe se locomover muito bem no espaço. Sobre a denúncia dele de se comportar diferente diante das câmeras e fora, o campeão paralímpico afirmou ser “uma mentira leviana” e que vai pedir seu direito de resposta. Na matéria, ele escolheu não falar sobre as denúncias, em vídeo exibido pela Globo. Ele disse que “não sabia de que denúncia se tratava”.

Ele afirmou ainda que vai pedir com seu advogado todos os vídeos exibidos na matéria para mostrar “todo o contexto”. Sobre o momento em que ele teria visto a hora no relógio, Lucas Prado mostrou que é um relógio que diz a hora.

“Em momento algum fingi do que eu sou, do que eu sempre fui e sempre serei essa pessoa. Mostrando que todos cegos tem capacidade de aprender, de não ser uma pessoa que dependa de todo mundo”. Sobre momentos em que ele se locomove sem qualquer ajuda e foram exibidos na reportagem do Esporte Espetacular, ele afirmou que “Nem sempre por toda a vida a gente vai ter uma pessoa 24h a disposição então a gente vai ter que se virar”.

Interessado em cinema, esporte, estudos queer e viagens. Se juntar tudo isso melhor ainda. Mestrando em Estudos Olímpicos na IOA. Estive em Tóquio 2020.

Mais em Paralimpíada Todo Dia