Siga o OTD

Atletismo

Alison dos Santos retorna às pistas com índice olímpico nos 400m

Em sua primeira competição após cirurgia, Piu faz índice nos 400m rasos e fica em 3º na Diamond League da Silésia

Alison dos Santos 400m rasos índice olímpico Diamond League
(Foto: Twitter/Diamond League)

Que retorno de Piu! Após dez meses longe das pistas, Alison dos Santos voltou a competir neste domingo (16), participando dos 400m rasos da Diamond League da Silésia. Ele ficou em terceiro lugar, marcando 44s73, fazendo índice olímpico na prova. O sul-africano Wayde van Niekerk foi o vencedor, com 44s08.

Campeão mundial nos 400m com barreiras, Alison dos Santos passou quase um ano sem competir. Depois de encerrar o ano de 2022 invicto, o brasileiro se lesionou em um treino no começo deste ano e precisou passar por uma artroscopia no joelho. Ele retorna às competições cinco meses após o procedimento cirúrgico.

E sua volta aconteceu justamente na Diamond League, principal circuito de atletismo do planeta, em que ele foi campeão em 2022. Alison participou dos 400m rasos, prova em que é o segundo brasileiro mais rápido de todos os tempos, com 44s54 (2022), apesar de não ser sua especialidade.

Alison dos Santos em ação nos 400m rasos da Diamond League da Silésia
(Foto: Ed Hall/Diamond League)

Piu fez uma boa prova e terminou em terceiro lugar, com 44s73, apenas um centésimo a frente do sul-africano Zakithi Nene, quarto colocado. O sul-africano Wayde van Niekerk, campeão olímpico na Rio-2016 e recordista mundial, foi o vencedor com 44s08, enquanto o botsuanês Bayapo Ndori foi prata, com 44s61.

Índice olímpico

Além do pódio, Piu correu abaixo do índice olímpico dos 400m rasos, que é de 45s00. Dessa forma, ele garantiu sua classificação para os Jogos de Paris 2024 nesta prova. No entanto, é bem provável que Alison abra mão de correr esta prova na Olimpíada. A tendência é que ele compita apenas nos 400m com barreiras, prova em que foi bronze em Tóquio-2020.

Alison Santos 400 m barreiras jogos olímpicos de tóquio
Alison dos Santos disputará sua segunda Olimpíada (Foto: Wagner Carmo)

Este foi o quinto índice olímpico do atletismo brasileiro para Paris 2024, depois de Caio Bonfim (marcha atlética 20km), Daniel Nascimento (maratona), Darlan Romani (arremesso de peso) e Érica Sena (marcha atlética 20km). O Brasil já tem 38 atletas classificados para os Jogos Olímpicos da capital francesa.

Thiago Braz fica em 6º

Além de Piu, o Brasil teve a participação de outros dois brasileiros na Diamond League da Silésia. O campeão olímpico Thiago Braz foi o sexto colocado no salto com vara, com 5,71m, enquanto o recordista sul-americano Rafael Pereira parou na semifinal dos 110m com barreiras, ao ficar em quinto lugar em sua bateria, com o tempo de 13s50.

A próxima competição de Piu será nos 400m com barreiras. Ele competirá na Diamond League de Mônaco, na próxima sexta-feira (21), tendo o norueguês Karsten Warholm e o estadunidense Rai Benjamin como adversários.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Atletismo