Siga o OTD

Assunção 2022

Valdileia Martins ganha 1º ouro do atletismo em Assunção

Valdileia Martins foi a campeã do salto em altura e levou o primeiro ouro do Time Brasil no atletismo nos Jogos Sul-Americanos Assunção-2022

Valdileia Martins final do altura em Assunção-2022 pan ouro prata bronze salto em altura Jogos Pan-americanos santiago
Valdileia Martins foi a campeã do salto em altura em Assunção (Foto: Wander Roberto/COB)

Começou, nesta quarta-feira (12), a disputa do atletismo nos Jogos Sul-Americanos Assunção-2022. O Time Brasil já garantiu quatro medalhas na modalidade. Valdileia Martins e Sarah Freitas fizeram uma dobradinha no salto em altura, levando o ouro e o bronze respectivamente. Viviane Lyra levou a prata na marcha atlética 20km, enquanto Caio Bonfim ficou com o bronze na versão masculina da prova.

+ Brasil ganha mais três medalhas na canoagem velocidade

A primeira medalha dourada do Brasil no atletismo veio no salto em altura feminino. Valdileia Martins conseguiu saltar para 1,87m para levar o ouro na prova, ficando apenas um centímetro atrás da sua melhor marca pessoal. A campeã sul-americana ficou próxima de passar 1,90m, mas derrubou a barra na finalização do salto.

A prata no salto em altura foi para Glenka Antonia, de Curaçao. Ela saltou 1,81m para levar a primeira medalha da ilha caribenha em Assunção-2022. Já o bronze também foi para o Time Brasil. Sarah Freitas alcançou a altura de 1,78m para subir ao pódio dos Jogos Sul-Americanos.

Sarah Freitas passa por cima do sarrafo
Sarah Freitas levou o bronze no salto altura em Assunção (Foto: Wander Roberto/COB)

Medalhas na marcha

O Brasil também levou duas medalhas na marcha atlética, nas provas de 20km. No feminino, Viviane Lyra ficou com a prata, ao completar a distância em 1h32min31s. A equatoriana Glenda Morejon foi a campeã da prova, com 1h31min34s, enquanto o bronze ficou com a peruana Evelyn Inga, com 1h35min49s.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Na prova masculina, Caio Bonfim marchou os 20km em 1h21min01s para levar a medalha de bronze em Assunção. O Equador fez uma dobradinha na disputa, com ouro para Brian Pintado (1h19min43s) e prata para Alexander Hurtado (1h20min44s).

Outras provas

No lançamento de martelo, Mariana Marcelino ficou em quarto lugar. Ela conseguiu 59,79m no seu melhor lançamento na final em Assunção. A vitória foi da venezuelana Rosa Rodrigues, com 68,90m. Prata para a colombiana Mayra Gaviria (65,40), enquanto a peruana Ximena Zorilla levou o bronze (62,78m).

Na decatlo, já foram disputadas três das dez provas da competição: 100m, salto em distância e arremesso do peso. Felipe Vinícius dos Santos é o líder da competição com um total de 2489 pontos. Ele foi o melhor nos 100m (10s50), o segundo no salto em distância (6,99m) e o terceiro no arremesso de peso (13,58m). José Fernando Ferreira é o quarto colocado na classificação geral com 2319 pontos até o momento.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Assunção 2022