Siga o OTD

Atletismo

Piu vence os 400m com barreirras na Diamond League de Bruxelas

Alison dos Santos vence etapa de Bruxelas da Diamond League. Piu fez um tempo de 47s54 e vai para a etapa final como líder do ranking

Piu Alison dos Santos Bruxelas Diamond League
(Foto: Matthew Quine/Diamond League)

Alison dos Santos, o Piu, conseguiu mais uma vitória na Diamond League, o principal circuito internacional do atletismo. Nesta sexta-feira (2), o campeão mundial fez um tempo de 47s54 para vencer a disputa dos 400m com barreiras na etapa de Bruxelas, na Bélgica. No salto triplo, Almir Júnior ficou em terceiro lugar. Thiago Braz foi o quinto no salto com vara.

Piu teve uma boa largada na prova e já nas primeiras barreiras estava na liderança. Entrando na reta final, Alison estava lado a lado com o norte-americano Khallifah Rosser, mas o brasileiro disparou nos últimos 50m para garantir a vitória. O tempo de 47s54 ficou três centésimos acima do recorde do meeting. Rosser terminou em segundo lugar, com 47s88. CJ Allen, também dos Estados Unidos, foi o terceiro com 47s96.

“Era uma prova muito competitiva e estou feliz com meu resultado. Este ano tem sido incrível para mim e estou muito motivado para ir ainda melhor no ano que vem. Nós temos uma ótima geração nos 400m com barreiras e é ótimo competir contra atletas como Rai Benjamin, Kastern Warholm e Rosser”, afirmou Piu após a prova.

+ Mundiais de skate park e street retirados do Rio de Janeiro

Alison dos Santos já estava classificado para a etapa final da Diamond League, que será disputada na próxima semana em Zurique, na Suíça. Piu vai em busca da vitória e se tornar o primeiro homem brasileiro a levar o diamante para casa. Desde a criação da Diamond League 12 anos atrás, a única atleta do Brasil que venceu a liga foi Fabiana Murer. Ela foi campeã do salto com vara em 2010 e 2014.

Almir e Thiago se classificam para a final

Finalista no Mundial deste ano, Almir Júnior fez uma boa prova no salto triplo em Bruxelas. O brasileiro ficou em terceiro lugar com 16,81m no seu melhor salto. O primeiro colocado da prova foi o cubano Lázaro Martinez, com 17,49m. Hugues Zhango, de Burkina Faso, foi o segundo com 17,40m.

Com o terceiro lugar na etapa, Almir garantiu um lugar na final da Diamond League em Zurique. O brasileiro terminou em quinto lugar no ranking da temporada, com 14 pontos.

No salto com vara, o campeão olímpico Thiago Braz ficou em quinto lugar em Bruxelas com 5,71m. A vitória na etapa foi do filipino Ernest Obiena, com 5,91m, superando o sueco Armand Duplantis que não conseguiu passar a altura e terminou em segundo, com 5,81m. Thiago ficou com a sexta e última vaga do salto com vara masculino na final da Diamond. O brasileiro somou 14 pontos após seis etapas disputadas.

Bronze na Hungria

Fernando Ferreira disputou o salto em altura no Grand Prix da Hungria. O brasileiro ficou em terceiro lugar, com 2,20m. A vitória foi do belga Jef Vermeiren, também com 2,20m. O segundo colocado – o húngaro Peter Bakosi – fez a mesma marca. Como Fernando acertou a altura apenas na terceira tentativa, ele ficou atrás dos dois no desempate.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Atletismo