Siga o OTD

Skate

Mundiais de skate park e street retirados do Rio de Janeiro

World Skate decide tirar os Mundiais de Skate Park e Street do Rio de Janeiro. As competições estavam programadas para outubro

Mundiais de skate Luiz Francisco X Games
Luiz Francisco competindo nos Jogos Olímpicos de Tóquio (Foto: Arquivo/ Gaspar Nóbrega/COB)

Os Campeonatos Mundiais de skate de 2022, nas modalidades park e street, que estavam previstos para acontecer em outubro, no Rio de Janeiro, foram retirados da capital fluminense. A decisão foi tomada pela World Skate (WS) e comunicada às federações nacionais nesta sexta-feira (2). A federação internacional busca sedes alternativas para realizar a competição ainda este ano.

+ Ana Sátila e Pepê Gonçalves avançam para as semifinais na Espanha

A decisão da WS foi tomada após a entidade verificar problemas organizacionais e financeiros do Comitê Organizador Local (COL) da competição, fora do acordado no termo assinado entre as duas partes para a realização dos Campeonatos Mundiais. Entre os problemas, o COL não conseguiu fazer o pagamento da primeira parcela do orçamento da competição, que garantiria a premiação dos atletas.

Em nota, a Confederação Brasileira de Skate (CBSk) lamentou a decisão da World Skate de retirar os Mundiais de park e street do Rio de Janeiro, mas garantiu a realização dos eventos, mesmo sem a chancela da WS. A CBSk também se disse preocupada com a falta de um calendário oficial da World Skate com todos os eventos classificatórios para Paris-2024.

Leia a nota da CBSk na íntegra

“A Confederação Brasileira de Skate (CBSk) lamenta a decisão da World Skate de não participar mais da realização dos Mundiais de Park e Street de 2022, conforme a entidade internacional informou nesta sexta-feira (2). A CBSk, no entanto, reitera que as duas competições estão confirmadas e acontecerão na Praça Duó, em outubro, no Rio de Janeiro.

A Confederação Brasileira de Skate se une ao STU e apoia a plataforma na realização dos dois campeonatos que serão os maiores eventos da modalidade desde as Olimpíadas de Tóquio. Até aqui, a World Skate só realizou um evento classificatório para os Jogos de Paris (Pro Tour, em Roma, voltado para o Street) e não há confirmação oficial de mais nenhuma outra competição. Na corrida para Tóquio 2020, o protagonismo do skate institucional do Brasil na cena internacional fez com que o país fosse palco de três eventos classificatórios para as Olimpíadas, dois deles com peso de Mundial.

Reafirmando a importância do Brasil, CBSk, STU e World Skate abriram diálogo na atual temporada para a realização dos Mundiais de Park e Street de 2022 em solo brasileiro.

Em maio, a CBSk – como entidade filiada à World Skate no Brasil – e a plataforma STU – promotora dos dois eventos – assinaram um memorando de entendimentos com a World Skate para a realização dos dois campeonatos. A CBSk e o STU reforçam que todas as condições negociadas e inseridas no memorando foram cumpridas pelas duas partes brasileiras, a fim de construir dois grandes eventos em parceria com a World Skate.

No entanto, a World Skate apresentou algumas exigências que não estavam de acordo com o memorando e com o que já havia sido acertado entre as três partes. Dessa forma, STU e World Skate não chegaram a um acordo conceitual e comercial.

Como até o momento não há um calendário oficial de eventos classificatórios para Paris 2024, a CBSk lamenta a decisão da federação internacional também pelo aspecto de organização e planejamento do atual ciclo olímpico.”

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Skate