Siga o OTD

Atletismo

Gabriel Boza na final do salto em distância no Mundial Sub-20

Ele tinha a terceira melhor marca pessoal dentre os 23 competidores, mas conseguiu apenas a penúltima vaga, a seis centímetros da eliminação. Os outros quatro brasileiros do dia não avançaram

Gabriel Boza atletismo salto em distância mundial sub-20 de atletismo cáli colômbia
(Mónica RF)

O brasileiro Gabriel Boza se qualificou nesta segunda-feira (1º) para a final do salto em distância do Campeonato Mundial de Atletismo Sub-20 de Cáli, na Colômbia. Apesar de ele ter a terceira maior marca pessoal dentre os 26 competidores, 8m04, a vaga veio somente com o 11º melhor salto do dia, 7m60. Os doze primeiros avançaram e o 13º ficou de fora com 7m54. Os outros quatro brasileiros que competiram no primeiro dia do evento foram eliminados nas classificatórias.

“Não foi como eu queria. O meu desejo era fazer 7m80 m de cara e garantir no primeiro salto”, disse Gabriel Boza, citando a marca que valia classificação direta para a final no Mundial Sub-20 de atletismo. “Mas me qualifiquei, estou na final e agora é uma outra competição”, acrescentou. O brasileiro de 19 anos comentou que estava quente no Estádio Olímpico Pascual Guerrero, “mas o calor não me atrapalhou”, e citou dores no tornozelo antes de saltar. “Os médicos e fisioterapeutas me ajudaram, fizeram uma tala e não senti dor.”

Gabriel Boza disse que “tudo zerou” e está confiante para a decisão, marcada para essa terça-feira (2), às 18h15 pelo horário de Brasília. Ele saltou os 8m04, recorde brasileiro e sul-americano sub-20, em setembro de 2021. Na atual temporada, cravou 7m90 em maio. O francês Erwan Konate tem 8m12 como a melhor e 7m98 neste ano, o estadunidense Johnny Brackins tem 8m06 registrados em 2022, e o italiano Mattia Furlani tem os mesmos 8m04 de Gabriel, porém alcançados nesta temporada.

Gabriel Boza atletismo salto em distância mundial sub-20 de atletismo cáli colômbia
(Mónica RF)

Velocidade e fundo

Nos 100 m, Renan Gallina marcou 10s56, 33º no geral, e Lucas Fernandes, 10s66, o 39º, tempos insuficientes para avançar. “Estava um pouco nervoso e larguei mal. Mas agora quebrou o gelo e acho que podemos ir a final com o revezamento 4×100 m”, disse Renan, que disputa o seu segundo Mundial Sub-20 de atletismo. Nos 3000 m Gabriela Tardivo ficou em 21º na qualificação geral, com 11min06s69, e foi eliminada. Um problema no sistema de partida atrasou muito a largada da série ela. Três largadas foram falsas. “O som estava muito baixo, foram largadas falsas e eles diziam que não sabiam quanto tempo ia demorar, para mantermos o aquecimento”, explicou a atleta. “Tentei largar junto com as meninas, senti o sol, a perna pesou.”

+ Brasil erra duas vezes no fim e cede empate no Mundial Sub-18 e handebol

Gabriela se emocionou e chorou quando falou sobre a oportunidade de disputar o Mundial Sub-20 de atletismo. “Eu via a queniana correr pela TV e agora estou na mesma prova que ela. Se eu ficar pensando começo a chorar”, falou, citando Faith Cherotich, que ficou com a melhor marca do dia na prova, 9min38s18. O objetivo da brasileira, agora, é melhorar suas marcas nos 3.000 m com obstáculos e nos 1.500 m para ir ao Sul-Americano Sub-23 e ao Pan Sub-20.

Lançamento do Dardo

No lançamento de dardo, Stefani Navarro da Silva disputou a qualificatória e ficou na 14ª colocação com 47m73. A marca não foi suficiente para a brasileira avançar, pois só as 12 primeiras garantiram vaga na final. A 12ª foi a finlandesa Vivian Suominen com 48m89. A sérvia Adriana Vilagos foi a melhor alcançando 58m87, seguida pela japonesa Momoto Tsuji (56m07) e pela sul-afriana Mckyla van der Westhuizen (54m92). Só as três superaram os 54m50 que davam vaga direta na disputa das medalhas.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Atletismo