Siga o OTD

Atletismo

Após ouro em Oregon, Alison dos Santos mira recorde mundial

Campeão mundial dos 400m com barreiras, Alison dos Santos já tem um novo objetivo em mente: bater o recorde mundial

Alison dos Santos quer recorde mundial
Alison dos Santos quer recorde mundial dos 400m com barreiras (Foto: Carol Coelho/CBAt)

Após conquistar a medalha de ouro no Mundial de Eugene, nos Estados Unidos, na última terça-feira (22), Alison dos Santos já tem um novo objetivo em mente: bater o recorde mundial dos 400 metros com barreiras. 

+ Almir Júnior avança para a final do salto triplo no Mundial

A marca atualmente pertence ao norueguês Karsten Warholm, que terminou a prova em 45s94 na final dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020. Logo após o título mundial, Alison mostrou confiança que irá superá-la.

“A gente tem noção que o recorde mundial é possível. 46s já foi distante para a gente, hoje não é mais. A pergunta agora não é mais se o recorde (mundial, 45s94) é possível, mas quando pode ser alcançado”, disse Piu, como é conhecido Alison dos Santos.

Alison dos Santos atletismo Mundial de Atletismo Oregon eugene medalha de ouro campeão 400m com barreiras 400 m com barreiras pódio Rai Benjamim Trevor Bassitt
Pódio dos 400m com barreiras em Oregon, que não contou com Warholm (Foto: Carol Coelho/CBAt)

Próximas competições de Piu

Piu terá algumas possibilidades de alcançar seu objetivo neste ano. Após o ouro no mundial, o brasileiro ainda tem várias outras competições que pretende disputar. 

A primeira delas deverá ser a etapa de Silesia, na Polônia, da Diamond League. A competição está programada para o dia 6 de agosto. Para essa prova, Alison deve completar sua preparação no Brasil, antes de seguir para a Europa. 

O planejamento é que ele dispute as outras duas etapas restantes da temporada da Diamond League: em Bruxelas, na Bélgica, dia 2 de setembro, e em Zurique, na Suiça, entre 7 e 8 de setembro.

Alison dos Santos atletismo Mundial de Atletismo do Oregon 400 m com barreiras
(Foto: Carol Coelho/CBAt)

As perspectivas para a reta final dessa competição são as melhores possíveis. Alison dos Santos conquistou as quatro etapas que disputou até agora na temporada, sempre melhorando seu tempo. 

Recorde é questão de tempo?

Na final do Mundial, Piu registrou a melhor marca de sua vida nos 400 metros com barreira: 46s29, recorde sul-americano e da competição. Se mantiver a evolução que vem mostrando, o recorde mundial, como ele mesmo disse, pode ser questão de tempo. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

A partir de outubro, o calendário de competição de Alison dos Santos ainda não está definido, sobretudo por conta das provas que pode ter no começo de 2023. Ele também projeta começar a disputar os 400 metros rasos.

* De Comitê Olímpico do Brasil (COB)

Mais em Atletismo