Siga o OTD

Atletismo

Viviane Lyra fica em oitavo com recorde na marcha de 35km

Brasileira melhorou própria marca após evolução neste ano. Elianay Pereira, que também cravou PB, e Mayara Vicentainer foram as outras duas brasileiras na prova

Viviane Lyra atletismo marcha atlética 35km recorde brasileiro Mundial de Atletismo
(Carol Coelho/CBAt)

A marchadora Viviane Lyra bateu novamente o recorde brasileiro nos 35km da marcha atlética ao cravar 2h45min02 no Mundial de Atletismo do Oregon, nos Estados Unidos. O tempo valeu a oitava colocação na prova desta sexta-feira (22). O recorde nacional anterior também era dela, 2h49min12 registrados na segunda quinzena de abril em Dudince, na Eslováquia, pela série ouro do Circuito Mundial da modalidade e que carimbou passagem para o Mundial.

Elianay Pereira marcou 3h05min39, também melhor tempo da carreira, e ficou em 30º, logo a frente de Mayara Vicentainer, a 31ª com 3h06min10. A medalha de ouro foi para a peruana Kimberly León com 2h39min16, recorde do campeonato, a prata para a polonesa Katarzyna Zdzieblo (2h40min03) e o bronze para a chinesa Shijie Qieyang (2h40min37). Ao todo largaram 41 atletas nos 35km da marcha atlética do Mundial de Atletismo, sendo que seis não completaram com duas delas desclassificadas.

Viviane Lyra atletismo marcha atlética 35km recorde brasileiro Mundial de Atletismo
Viviane marchou sempre entre as líderes (twitter/WorldAthletics)

+ Almir Júnior avança para a final do salto triplo

Sempre na frente

Viviane Lyra esteve sempre entre as primeiras colocadas e chegou a ser a quinta melhor em passagens nos primeiros quilômetros. A pior foi o 13º lugar no 13º quilômetro. No 21º a brasileira voltou a passar em quinto, no seguinte era oitava e permaneceu entre oitavo e nono até o fim. A marca ao final da disputa em Eugene confirmou a evolução da brasileira neste ano. Ela disputou quatro provas e na primeira, em janeiro em Bragança Paulista, registrou 3h11s45. Um mês mais tarde, cravou 3h00min33 no Sul-Americano da modalidade em Lima, no Peru, antes de baixar para o recorde brasileiro anterior, os 2h49min12 de Dudince.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Atletismo