Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Beth Gomes espera homologação de novo recorde mundial

Campeã paralímpica alcançou 18m25 no lançamento do disco e superou marca dela própria conquistada nos Jogos Paralímpicos de Tóquio. Confirmação, porém, ainda depende do IPC

Elizabeth Gomes Beth Gomes atletismo paralímpico lançamento do disco paralímpico recorde mundial Desafio CPB/CBAt
Beth Gomes é campeã paralímpica e já detém o recorde mundial no lançamento do disco (twitter/cpboficial)

A brasileira Elizabeth Gomes, a Beth Gomes, alcançou 18m25 no lançamento do disco paralímpico da classe F52 nesta quinta-feira (21) durante a a 3ª etapa do Desafio CPB/CBAt de atletismo. A marca supera em muito o recorde mundial de 17m62, dela mesma, alcançado na final dos Jogos de Tóquio no ano passado e que valeram a medalha de ouro. A confirmação do recorde, porém, ainda está em processo de homologação junto ao Comitê Paralímpico Internacional (IPC).

Além do possível recorde mundial, o dia teve outras provas no Centro Paralímpico Brasileiro. As finais dos 100 m foram majoritariamente compostas por atletas paralímpicos, tanto entre homens quanto mulheres. Ricardo Mendonça (T37) foi um deles. “Isso mostra a qualidade do trabalho que tem sido feito no Brasil com os atletas paralímpicos. Estamos em uma crescente desde Tóquio e só nos fortalecemos.” Ele terminou a prova em 11s23. “Foi uma corrida boa, estou muito feliz com o meu desempenho. A gente está trabalhando muito forte pensando no Campeonato Mundial de Paris”, completou.

Pista e campo

Participaram também José Alexandre da Costa (T47), 11s12, Fabrício Ferreira (T12), 11s15, e os atletas olímpicos Aldemir Gomes, Lucas Maia e Tauler Rigon. Na final feminina, correram Lorena Spoladore (T11), 12s47, Jerusa Geber (T11),12s51, Viviane Soares (T12), 12s94, e Rayane Soares (T13), 12s52. Anny Caroline de Bassi representou os atletas olímpicos. Além dos 100 m, ocorreram os 200 m, 400 m e 1.500 m na pista. No campo, além de Beth Gomes, competiram João Victor Teixeira (F37) e Thiago Paulino (F57) no arremesso do peso com 13m05 e 14m41, pela ordem. Raissa Machado (F56) disputou o lançamento de dardo e alcançou 24m02.

+ Mundial de Budapeste fez brilhar duas gerações da natação brasileira

Desafio CPB/CBAt atletismo atletismo paralímpico 100 m
A final dos 100 m masculino contou com três atletas paralímpicos (Giovanna Chencci/CPB)

Desafio CPB/CBAt de atletismo

O evento reúne atletas com deficiência e olímpicos com a finalidade de difundir e desenvolver a prática da modalidade entre atletas brasileiros com e sem deficiência. Dirigido e organizado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o evento será dividido em sete etapas durante todo o ano de 2022.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Mais em Paralimpíada Todo Dia