Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Cátia Oliveira fatura mais uma prata no Aberto da Tailândia

Cátia Oliveira conquista medalha de prata ao lado de sul-coreano no Aberto da Tailândia de tênis de mesa paralímpico

Cátia Oliveira Aberto da Tailândia de tênis de mesa paralímpico
Cátia Oliveira com sua medalha de prata (Foto: Acervo Pessoal)

A brasileira Cátia Oliveira conquistou mais uma medalha de prata no Aberto da Tailândia de tênis de mesa paralímpico. Depois de ser vice-campeã no torneio individual, ela voltou a ficar em segundo lugar na disputa de duplas mistas da classe XD7, nesta quinta-feira (21). Competindo ao lado do sul-coreano Kim Young-gun, a brasileira teve duas vitórias e apenas uma derrota no torneio realizado em grupo único.

+ Hugo Calderano é eliminado nas oitavas do WTT Champions

“Estou muito feliz com o meu desempenho. Disputei duas categorias e consegui sair com duas medalhas”, afirmou Cátia. “Competir na Ásia sempre é muito desafiador por vários motivos, como fuso horário e a comida. Também precisei jogar com uma classe acima da minha contra meninas fortíssimas”, descreveu. “Mas consegui vencer jogos e acabei perdendo para a tailandesa que é a oitava do mundo, jogando de igual e perdendo por detalhes”, relatou a brasileira.

Cátia Oliveira tênis de mesa tênis de mesa paralímpico Kim Young Gun Aberto da Tailandia de tênis de mesa paralímpico medalha de prata
Cátia Oliveira com o parceiro de dupla mista, Kim Young-gun, da Coreia do Sul (Acervo pessoal)

Campanha da prata

Cátia Oliveira e Kim Young-gun haviam feito dois jogos na quarta, quando estrearam na competição. Eles tiveram uma vitória e uma derrota e encerraram o dia na segunda colocação, empatados com os tailandeses Wawaeni/Wararitdamrongkul. E foram justamente esses adversários que a brasileira e o sul-coreano enfrentaram nesta quinta, na última rodada do torneio. Quem vencer, ficaria com a prata.

No fim, Cátia e Kim foram melhores durante todo o jogo e saíram vitoriosos em 3 sets a 0 (11/7, 11/7 e 11/4). Assim, asseguraram a segunda colocação geral e ficaram com a prata, deixando os rivais com o bronze. Os também tailandeses Wanchai Chaiwut/Dararat Asayut venceram as três partidas que fizeram e ficaram com a medalha de ouro.

Medalhista de bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, Cátia Oliveira também possui um vice-campeonato mundial em seu currículo. Ela vem tendo uma ótima temporada. Além das medalhas no Aberto da Tailândia, ela também foi ao pódio em outras competições, como no Aberto da França e no Aberto da Eslovênia.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Evellyn também compete

Outra brasileira no Aberto da Tailândia, Evellyn dos Santos fez parceira com a tailandesa Phimolphan Deekam no torneio de duplas femininas da classe 22. Elas perderam mais um jogo nesta quinta-feira (21), agora para os tailandeses Wangprachum/Sayeyang, por 3 a 2 (13/11, 7/11, 12/10, 10/12 e 11/8), e terminaram na quinta e última colocação do grupo único do campeonato.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia