Siga o OTD

Atletismo

Daniel do Nascimento fecha entre os top 10 a maratona do Mundial

Brasileiro completou os 42,195 km em um circuito de 14 km entre Eugene e Springfield em 2h07min35. José Marcio Leão terminou em 27º lugar e Paulo Paula foi 37º

Daniel do Nascimento Danielzinho atletismo maratona Mundial de Atletismo Oregon Eugene
(Carol Coelho/CBAt)

O brasileiro Daniel do Nascimento terminou em oitavo lugar a maratona do Campeonato Mundial de Atletismo do Oregon, disputada neste domingo (17) cravando 2h07min35. Outros dois representantes do país participaram da prova, com José Márcio Leão terminando em 27º lugar com 2h11min43 e Paulo Paula na 37ª colocação registrando 2h13min40. A competição reuniu 63 atletas e foi realizada em um circuito de 14 km, com largada em frente ao Estádio Autzen, da Universidade do Oregon, entre as cidades de Eugene e Springfield.

Daniel do Nascimento, ou só Danielzinho, esteve sempre no pelotão da frente, mas não conseguiu acompanhar a escapada no pelotão. O brasileiro é o atual recordista sul-americano com 2h04min51. A competição no Mundial de Atletismo foi dominada pelos etíopes. Tamirat Tola levou o ouro, com 2h05min36, novo recorde do campeonato, e Mosinet Geremew ficou com a prata com 2h06min44. O belga Bashir Abdi conquistou o bronze marcando 2h06min48.

Daniel do Nascimento Danielzinho atletismo maratona Mundial de Atletismo Oregon Eugene
(Carol Coelho/CBAt)

Fuga antes da hora

O treinador Jorge Luiz da Silva, que orienta Danielzinho desde o inicio do ano, disse que a estratégia era ir junto “na hora em que o pelotão começasse a se mexer”, o que era esperado por volta do quilômetro 35. “Em virtude do que a gente estava treinando também e do que o Daniel correu em Seul, juntamente com o Geremew e com os outros atletas também.” Mas o pelotão abriu mais cedo e Daniel precisou “ter paciência para sustentar o ritmo estabelecido naquele momento”. Sobre o clima ameno e o horário, o treinador lembrou a preparação no Quênia. “A gente sempre acorda às 5 da manhã. Chegamos aqui em Eugene às 3 horas da manhã esta semana e já fomos treinar às 6 horas, justamente pensando nessa adaptação ao horário da prova e também ao estado biológico do que a gente já fazia no Quênia.”

+ Piu, Eduardo de Deus e Rafael Pereira nas semifinais do Mundial

Paulo Paula atletismo maratona Mundial de Atletismo Oregon Eugene
Paulo Paula (Carol Coelho/CBAt)

Novato gente grande

Daniel do Nascimento, de 23 anos, correu a primeira maratona em maio de 2021, quando venceu em Lima, no Peru, garantindo qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio com o tempo de 2h09min04. Em abril de 2022 correu a quarta prova da vida, a Maratona de Seul, na Coreia do Sul, em 2h04min51, superando a marca de 2h06min05 que era de Ronaldo da Costa para bater os recordes brasileiro e sul-americano. Agora é o primeiro não-africano na lista dos melhores do mundo. O fundista mora e treina em Kaptagat, no Quênia, a 2,8 mil metros de altitude.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

José Márcio Leão atletismo maratona Mundial de Atletismo Oregon Eugene
José Márcio (Carol Coelho/CBAt)

Mais em Atletismo