Siga o OTD

Atletismo

Piu, Eduardo de Deus e Rafael Pereira nas semifinais do Mundial

Alison dos Santos venceu com folgas a segunda bateria qualificatória dos 400 m com barreiras, e Eduardo de Deus e Rafael Pereira também avançaram direto nas dos 110 m com barreiras

Alison dos Santos Piu atletismo Mundial de Atletismo do Oregon 400 m com barreiras joelho cirurgia
Alison já correu abaixo de 47s em 2022 (Carol Coelho/CBAt)

Os brasileiros Alison dos Santos, o Piu, Eduardo de Deus e Rafael Pereira classificaram-se sem maiores sustos para as semifinais das respectivas provas no Mundial de Atletismo, neste sábado (16). Alison venceu com folgas a segunda bateria eliminatória dos 400 m com barreiras, Rafael Pereira foi o segundo na quarta bateria dos 110 m com barreiras e Eduardo de Deus o quarto na segunda eliminatória também dos 110 m com barreiras. O ponto negativo foi Gabriel Constantino, outro brasileiro cotado para avançar nos 100 m com barreiras, mas ele foi desclassificado.

Alison dos Santos correu para 49s41, bem acima do melhor tempo dele na temporada, 46s80, o melhor do mundo no ano. O brasileiro, medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio, está invicto em 2022 agora com seis vitórias. Até a classificatória deste sábado, o pior tempo dele havia sido 48s41 na primeira prova dele no ano, no final de abril. Depois correu três abaixo de 48s antes de estabelecer os 46s80 na etapa de Estocolmo da Diamond League, no dia 30 de junho. Os principais rivais no Mundial de Atletismo, o norueguês campeão olímpico e recordista mundial Karsten Warholm e o estadunidense Rai Benjamin, prata em Tóquio, também avançaram. Vale lembrar que Warholm está voltando a correr após recuperar-se de lesão.

Eduardo de Deus e Rafael Pereira

Rafael Pereira cravou 13s23 nos 110 m com barreira, o terceiro melhor dentre os 40 competidores do Mundial, disputado em Eugene, nos Estados Unidos. O melhor tempo dele na temporada é 13s17, registrado no Rio de Janeiro em 23 de junho, também o mais baixo da carreira do brasileiro. Eduardo de Deus cravou o melhor da carreira também esse ano, 13s27 no final de abril, em São Paulo. Agora, nos Estados Unidos, ele se classificou com 13s46 na quarta colocação, a última da bateria que dava vaga direto, ou seja, sem depender dos tempos das outras classificatórias.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Desclassificados

Outros cinco brasileiros já competiram neste sábado no Mundial de Atletismo, todos eliminados. Ainda nos 100 m com barreiras, Gabriel Constantino, que correu para 13s23 este ano, foi desclassificado após errar nas barreiras. No salto triplo, Gabriele Souza alcançou 13m62 e ficou na 25ª colocação. Nos 3000 m com obstáculos, Tatiane Raquel da Silva ficou em 23º com 9min26s25 e Simone Ferraz fechou com 9min53s52 em 38º. Por fim, nos 400 m com barreira, o Brasil foi representado também por Mahau Suguimati e ele foi o 26º no geral com 52s43. As disputas voltariam a partir das 21h com acompanhamento ao vivo aqui pelo OTD.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Atletismo