Siga o OTD

Atletismo

Piu deve enfrentar Warholm em meio à preparação pro Mundial

Brasileiro vai competir em Oslo, na Noruega, país do campeão olímpico e recordista mundial Karsten Warholm. Piu vem de duas boas vitórias na Liga Diamante

Alison dos Santos 400 m com barreiras Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 Karsten Warholm
Warholm e Piu na final olímpica em Tóquio (Wagner Carmo/CBAt)

Depois de quatro provas em maio, com duas vitórias pela Liga Diamante de atletismo, o brasileiro Alison dos Santos já retomou os treinamentos no Centro Olímpico dos Estados Unidos, em Chula Vista, Califórnia, de olho nos 400 m com barreira do Mundial de Oregon, também EUA, em julho. Antes, porém, tem um encontro marcado com o norueguês Karsten Warholm, campeão olímpico e recordista mundial da prova. O brasileiro, que completa 22 anos na sexta-feira (3), é medalhista de bronze e tem o terceiro melhor tempo da história.

O encontro será na próxima etapa da Liga Diamante no dia 16, em Oslo, Noruega. Logo depois, o brasileiro vai Estocolmo, Suécia, onde ocorre mais uma etapa do circuito, no dia 30. Alison do Santos venceu em Doha, no Catar, e Eugene, nos Estados Unidos. “Estamos satisfeitos com a preparação. O resultado de Eugene (47s23, primeiro lugar no ranking mundial) foi bom. Poderia ter sido melhor, mas o clima estava instável, com chuva e frio de 14 graus”, disse o treinador Felipe de Siqueira, que acompanha Alison dos Santos. “Estamos aproveitando este período (treinos) para ajustar algumas coisas, como a ultrapassagem da nona barreira”, acrescentou. “Oslo e Estocolmo servirão como preparação final para o Mundial.”

Alison dos Santos Piu Diamond League Mundial de atletismo
Alison dos Santos na etapa de Eugene da Diamond League (Matthew Quine/Diamond League/arquivo)

Em Eugene, Alison, superou o norte-americano Kallifah Rosser, segundo colocado, com 48s10. Quincy Hall, também dos Estados Unidos, completou o pódio com a mesma marca do vice-campeão. Em Doha, o brasileiro venceu a prova com 47s24, superando o estadunidense Rai Benjamin, prata em Tóquio, que ficou em segundo lugar com 47s49. O irlandês Thomas Barr terminou em terceiro lugar com 49s67.

Mundial de atletismo

Apesar do clima, Felipe ficou contente com a oportunidade de Piu competir no Hayward Field da Universidade do Oregon, mesmo estádio que abrigará o Mundial. “O Prefontaine Classic foi um evento-teste da organização do Campeonato. Foi muito bom ter conhecido o estádio e corrido na pista. No Mundial, o clima vai estar mais quente, em pleno verão norte-americano, e o objetivo é ele correr mais rápido. Conseguir o melhor tempo da temporada.”

Mais em Atletismo