Siga o OTD

Atletismo

Caio Bonfim conquista mais um bronze na Espanha

Caio Bonfim é bronze nos 20km do GP de La Coruña de marcha atlética e conquista quinta medalha consecutiva pela Europa

Caio Bonfim é vice na etapa de Rio Maior
Caio Bonfim faturou sua quinta medalha seguida em competições pela Europa (Foto: Wagner do Carmo/CBAt)

O brasileiro Caio Bonfim conquistou neste sábado (28) a medalha de bronze nos 20 km do Grande Prêmio Cantones de La Coruña de Marcha Atlética, na Espanha, que reuniu os principais atletas do mundo. A competição faz parte da série ouro do da World Athletics Race Walking Tour de 2022 e, com mais um pódio, o brasiliense se manteve na liderança do ranking do circuito.

+ Alison dos Santos vence etapa de Eugene da Diamond League

O GP de La Coruña foi disputado num circuito de 1km e Caio completou a distância em 1:20:14. O brasileiro foi o “intruso” no pódio que teve dobradinha dos espanhóis Alvaro Martín, vencedor com 1:19:58, e Diego Garcia, segundo colocado, com 1:20:00.

“Estou trabalhando muito e feliz com esse resultado. Participo de La Coruña desde 2009 e meu recorde pessoal consegui aqui, em 2019, com 1:18:47. A pandemia me impediu de competir aqui em 2020 e 2021”, disse o brasileiro na entrevista concedida logo após cruzar a linha de chegada. “Fui superado por dois espanhóis que correram em casa e estão de parabéns.”

Caio teve de voltar ao Brasil nesta semana, em função de problemas pessoais, e teve apenas um dia de descanso para competir. “Ele está de parabéns. Não teve tempo de descansar nem a cabeça e fez uma prova excelente. Está ótimo. Ele tem um camping em altitude agora nos Estados Unidos, visando o Mundial de Oregon, em julho”, comentou João Sena, treinador e pai do atleta.

Esta foi a quinta medalha de Caio Bonfim nestes meses na Europa. Foi ouro em Podebrady, República Checa, no dia 2 de abril, prata no GP de Rio Maior, em Portugal, em 7 de maio, bronze no GP de Madrid, dia 16 de maio, e prata no Ibero-Americano de La Nucia, em 21 de maio.

Outros brasileiros

Além de Caio Bonfim, outros quatro brasileiros competiram no GP de La Coruña de marcha atlética. No masculino, Matheus Correa terminou na 37ª colocação, com 1:35:31, enquanto Lucas Mazzo ficou na 51ª posição, com 1:27:35.  

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Na prova feminina, o melhor resultado brasileiro foi obtido por Viviane Lyra, que terminou em sétimo lugar, com 1:32:56. Gabriela Muniz completou a prova em 1:43:01. A chinesa Shijie Quieyang venceu, com 1:27:50.

Mais em Atletismo