Siga o OTD

Atletismo

Ana Caroline Silva é 3ª do Brasil na história do arremesso de peso

Ana Caroline Silva vence arremesso de peso do SEC Championships com 18,46m, terceira melhor marca do Brasil na prova

Ana Caroline Silva arremesso de peso
(Foto: Instagram/anacarol_atl)

A jovem Ana Caroline Silva estabeleceu a terceira melhor marca do Brasil no arremesso de peso feminino nesta sexta-feira (13). Ela marcou 18,46m para vencer o Southeastern Conference Championship – campeonato de atletismo de uma das conferências universitárias dos Estados Unidos -, disputado em Oxford. A atleta acresceu 90 centímetros ao seu antigo recorde pessoal.

+ Alison dos Santos vence etapa de Doha da Diamond League

Além de ser a terceira melhor marca brasileira de todos os tempos no arremesso de peso, o 18,46m de Ana Caroline Silva também foi o recorde da Universidade da Geórgia, instituição onde ela estuda, e a segunda melhor marca da NCAA (associação que organiza o esporte universitário norte-americano) nesta temporada.

O recorde brasileiro da prova é de Elisângela Adriano, de 19,30m, feito em 2001. Geisa Arcanjo, que recém se aposentou, é dona da segunda melhor marca da história. Já neste ano, Ana Caroline Silva tornou-se líder absoluta do ranking brasileiro, tendo superado o 17,74m feito por Livia Avancini em fevereiro.

Como foi a final

Na competição universitária, Ana Caroline Silva fez seis arremessos acima dos 16 metros, batendo o recorde pessoal por duas vezes. Em sua primeira tentativa, marcou 16,84m e aparecia em tereceiro lugar. Em seguida, ganhou uma posição ao marcar 17,59m, aumentando em 3cm seu recorde pessoal. Depois, teve uma sequência de 16,99m, 16,71m e 16,09m antes de estabelecer a marca histórica, o 18,46m.

A segunda colocação do SEC Championships ficou com a britânica Divine Oladipo, de Vanderbilt, com 17,97m, também recorde pessoal. A norte-americana Latavia Maines, do Tenessee, fechou o pódio com 17,63m. A competição desta temporada foi disputada no Ole Miss Track and Field Complex, na Universidade do Mississipi.

Top-15 mundial

Vale destacar que Ana Caroline Silva, que tem 23 anos, foi medalhista de prata nos Jogos Pan-Americanos Júnior de Cali 2021, com 16,86m, à época seu recorde pessoal. Somente este ano, ela já melhorou esta marca oito vezes, incluindo nesta sexta.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

O 18,46m de Ana é a 14ª melhor marca do mundo no arremesso de peso neste ano. A liderança do ano é da portuguesa Auriol Dongmo, com 19,68m. O índice para o Mundial de Oregon, que aconterá em julho, é de 18,50m.

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Atletismo