Siga o OTD

Atletismo

Thiago Moura bate recorde no salto em altura indoor no Mundial

Thiago Moura bate recordes brasileiro e sul-americano do salto em altura e termina em quinto lugar no Mundial Indoor

Thiago Moura fez competição quase perfeita e ficou em quinto lugar no Mundial indoor de atletismo
Thiago Moura fez competição quase perfeita e terminou em quinto lugar (Foto: Wagner do Carmo/CBAt)

Depois do ouro histórico de Darlan Romani no arremesso de peso, o Brasil ficou próximo de conquistar sua segunda medalha no Mundial indoor de atletismo na manhã deste domingo (20). Em Belgrado, na Sérvia, Thiago Moura ficou na quinta colocação no salto em altura, batendo os recordes brasileiro e sul-americano indoor da prova, com 2,31m, mesma altura saltada pelos medalhistas de prata e bronze. Na mesma prova, Fernando Ferreira ficou em sétimo, com 2,24m.

+ Darlan Romani é campeão mundial indoor no arremesso de peso

O sul-coreano Sanghyeok Woo sagrou-se campeão mundial com 2,34m. O suíço Loic Gasch ficou com a prata, marcando 2,31m, e o italiano Gianmarco Tamberi, ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, e o neozelandês Hamish Kerr dividiram o bronze, também com 2,31m. Esses três ficaram a frente de Thiago porque conseguiram passar 2,28m de primeira, diferente do brasileiro, que precisou da segunda tentativa para ultrapassar o sarrafo.

Thiago Moura, aliás, saltou de primeira somente para 2,15m, precisou da segunda chance para passar por 2,20m, 2,24m, 2,28m e 2,31m e falhou três vezes para 2,34m. Antes de Belgrado, o melhor registro indoor de Thiago era um 2,28m, ao ar livre, de junho do ano passado. Indoor, ele registrou 2,22m no Sul-Americano em fevereiro.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Além de ser recorde sul-americano indoor, este 2,31m é a segunda melhor marca do Brasil do salto em altura em todos os tempos, considerando também competições ao ar livre. O recorde outdoor é de Jessé de Lima, com 2,32m, de 2008.

Outro brasileiro na disputa, Fernando Ferreira ficou em sétimo lugar saltando para 2,24m. Ele passou de primeira por todas as alturas até o 2,28m, quando errou três vezes e foi eliminado. Tanto Thiago Moura quanto Fernando representaram o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio e não avançaram para a final na ocasião.

Rafael Pereira avança para a semi dos 60m com barreiras com o quarto melhor tempo

Rafael Pereira venceu a segunda série eliminatória dos 60m com barreiras e avançou para a semifinal com o quarto melhor tempo geral
Rafael Pereira venceu a segunda eliminatória dos 60m com barreiras (Foto: Wagner do Carmo/CBAt)

Também na manhã deste domingo (20), Rafael Pereira venceu sua bateria eliminatória e avançou para a semifinal dos 60m com barreiras no Mundial Indoor de atletismo. Ele marcou 7s60 e ficou com o quarto melhor tempo entre todos os 24 classificados à próxima fase, que será disputada nesta tarde. Outro brasileiro na prova, Gabriel Constantino parou na qualificatória.

Vindo de um ótimo início de temporada, Rafael venceu a segunda série eliminatória com relativa tranquilidade. Correndo para 7s60, ele ficou a nove centésimos do segundo colocado, o francês Pascal Martinot-Lagarde. A marca de Rafael é 0s02 mais lenta do que o recorde sul-americano da prova, estabelecido por ele mesmo nesta temporada.

Entre todos os semifinalistas, Rafael teve o quarto melhor tempo das eliminatórias. Ele ficou atrás do estadunidense Grant Holloway, que sobrou com 7s40, do francês Wilhem Belocian (7s55) e do tcheco Petr Svoboda (7s59, seu melhor nesta temporada). As semifinais estão marcadas para começar às 13h05, no horário de Brasília, deste domingo. Rafael competirá na primeira bateria, na raia 3.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Diferente de Rafael Pereira, Gabriel Constantino não avançou no Mundial indoor de atletismo. Ele ficou na sexta colocação na primeira bateria eliminatória, marcando 7s74, e teve o 26º melhor tempo geral. Apenas os três primeiros colocados de cada série além dos seis tempos mais rápidos ainda não garantidos de forma direta se classificaram para as semifinais.

Yulimar Rojas é tri e bate o recorde mundial mais uma vez

Yulimar Rojas foi tricampeã mundial no salto triplo, saltando um metro a frente da medalhista de prata
Yulimar Rojas foi tricampeã mundial no salto triplo, saltando um metro a frente da medalhista de prata (World Athletics)

A venezuelana Yulimar Rojas mais uma vez quebrou o recorde mundial do salto triplo. Ela cravou 15,74m, sete centímetros a mais do que o registrado por ela mesma na final da Olimpíada de Tóquio, no ano passado. Com a marca neste domingo, Rojas sagrou-se tricampeã mundial indoor com exato um metro de diferença para a segunda colocada, a ucraniana Maryna Bekh-Romanchuk. A jamaicana Kimberly Williams foi bronze, a 14,62m.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Atletismo