Siga o OTD

Atletismo

Copa Brasil de Cross Country classifica atletas para Pan e Sul-Americano

Competição nacional de cross country classificou seis atletas de cada categoria para o Pan-Americano e Sul-Americano da modalidade

Ana e Helena Mees Valério venceram a Copa Brasil de Cross Country e se classificaram para o Pan-Americano da modalidade
As gêmeas Helena e Ana Mees Valério se destacaram na Copa Brasil de Cross Country

A Copa Brasil de Cross Country, realizada neste domingo (13) em Serra, no Espírito Santo, mostrou a força do País em todas as categorias. Atletas de várias regiões do Brasil foram qualificados para a disputa do Pan-Americano e do Sul-Americano, que serão disputados no dia 27 de março, também em Serra. Os jovens e gêmeos chamaram a atenção na competição nacional.

+ Seleção brasileira de atletismo é convocada para o Mundial indoor

Nos 4km Cross, da categoria feminina Sub-18, por exemplo, as gêmeas Helena e Ana Mees Valério, de 16 anos, representaram muito bem a Prefeitura de São José dos Pinhais, no Paraná. Helena venceu a prova apesar do forte calor.

“Foi uma prova muito difícil, com todo mundo sofrendo com o calor de 33 graus, mas tive força e completei a prova muito bem”, disse Helena, que se veste igualmente a irmã e usam o mesmo jeito de prender o cabelo. Helena completou a prova em 16min10s, seguida de Ana, com 16min18s. As duas comemoraram a classificação para o Pan-Americano, ao lado da treinadora Dione D’Agostini Chillemi.

A prova teve ainda a participação de outras gêmeas: Miriana Matos Cordeiro e Mariana Matos Cordeiro, de 15 anos, representando o CE3, de Ceilândia (DF). Miriana terminou em quinto lugar, com 16min56s, garantindo vaga para o Pan, mas Mariana terminou em oitavo, com 17min27s. Apenas os seis primeiros de cada categoria e gênero serão convocados para as competições internacionais.

Helena e Ana Mees Valério no pódio dos 4km Cross do sub-18 feminino na Copa Brasil de Cross Country
Ana e Helena no pódio do 4km Cross sub-18 feminino (Foto: Wagner do Carmo/CBAt)

Gêmeos também despontam no adulto

Nos 10km adulto masculino, mais dois gêmeos qualificados para o Pan-Americano de Cross Country. Gilberto Silvestre Lopes (ABDA-SP), hexacampeão da prova, ganhou a medalha de bronze, com 32min33s, seguido de Gilmar, do mesmo clube, que completou a prova em 32min42s. “Foi difícil, especialmente pelo calor, mas gostei do resultado e principalmente da classificação para a disputa do Sul-Americano e do Pan-Americano”, disse Gilberto.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

No masculino adulto, a vitória foi do mato-grossense Wendell Jerônimo Souza (Cantão Atletismo), com 31min54s, seguido do potiguar Marciel Miranda de Almeida Silva (CARN), com 32min20s, e do mineiro Gilberto Lopes (ABDA-SP), com 32min33s .

A classificação final mostrou a força de todas as regiões no atletismo. No adulto feminino, a prova foi vencida pela catarinense Simone Ponte Ferraz (APA/SECEL Jaraguá do Sul), com 37min30s. A pernambucana Maria Lucineida Moreira (Projeto Atletismo Campeão), com 37min45s, e a baiana Nubia de Oliveira Silva (APA Petrolina), com 37min51s, fecharam o pódio.

Outras disputas de base no Cross Country

Nos 8km Sub-20 da Copa Brasil de Cross Country, nova vitória de Mato Grosso, com Jânio Marcos Varjão (Barra do Graças). Ele foi o campeão com 27min38s, seguido do potiguar Emanuel Silva Santos (CARN), com 28min12s, e do catarinense Vitor Miguel Redlinski (FME Timbó), com 28min18s.

+ Campeonato Brasileiro de wrestling define campeões na greco-romana e luta livre feminina

Nos 6km sub-20 feminino, a paranaense Gabriela de Freitas Tardivo (IPEC) conquistou o ouro, com 23min33s. A paulista Aylana Ferreira Cezar (Centro Olímpico) levou a prata, com 23min44s, seguida da paulista Ana Beatriz Trajano (ABDA) de Bauru, com 24min42s.

E, nos 6km masculino sub-18, o paulista Vinícius Moraes Costa (ABDA) venceu com 21min07s. O gaúcho Pedro Henrique da Luz de Freitas (ASCORT), com 21min12s, e o cearense Luiz Guilherme Maciel Melo (UNIFOR), com 21min30s, completaram o pódio.

Mais em Atletismo