Siga o OTD

Atletismo

Daniel Nascimento volta do Quênia para disputar a São Silvestre

Aos 23 anos, Daniel Nascimento confirma participação na São Silvestre enquanto entra para o grupo de elite de fundistas no Quênia

Daniel Nascimento disputa São Silvestre e se estabelece no Quênia
(Divulgação)

Daniel Ferreira do Nascimento, de apenas 23 anos, mostrou o seu grande potencial ao completar a Maratona de Valência, no dia 5 de dezembro, em nono lugar, com o tempo de 2:06:11. Foi o segundo melhor tempo obtido por um atleta sul-americano na história, ficando atrás apenas do recordista continental Ronaldo da Costa, que tem 2:06:05, apenas 6 segundos de diferença.

Com isso, Daniel Nascimento marcou sua passagem definitiva para o grupo de elite de fundistas do Quênia, onde treina com um grande time do país, na cidade de Kaptagat, que fica a uma altitude de cerca de 2.800 m. Mesmo assim, ele não está completamente satisfeito e quer mais.

+Nicholas Santos é tricampeão mundial dos 50m borboleta

“Tenho condições de conseguir um tempo muito mais baixo. Treino com alguns dos melhores maratonistas do mundo. Aprendi aqui o segredo de treinar em equipe e de estar num grupo forte, onde um puxa o outro”, comentou o atleta, nascido em Paraguaçu Paulista (SP). “Estar numa equipe de alto rendimento é fundamental.”

Ao lado dos maiores

No dia 14 de dezembro, Daniel Nascimento plantou uma árvore com seu nome num local destinado a grandes maratonistas. O brasileiro foi acompanhado no plantio por ninguém menos que Eliud Kipchoge, bicampeão olímpico e recordista mundial da maratona (2:01:39).

“Aqui você encontra muitos medalhistas olímpicos. Os quatro primeiros da maratona dos Jogos de Tóquio têm origem nos treinamentos feitos em Kaptaglat”, contou o brasileiro. Ele estreou na distância dos 42,195 km no dia 23 de maio deste ano, com vitória em Lima, no Peru, obtendo índice olímpico.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Para o futuro imediato, Daniel diz que volta para o Brasil no dia 26 de dezembro para disputar a Corrida Internacional de São Silvestre, em São Paulo. “Recebi o convite da organização e achei boa ideia. Na verdade, meu grande objetivo na viagem é buscar a minha namorada para vir morar comigo no Quênia”, comentou Daniel, referindo-se a Grazielle Zarri, atleta de fundo do Pinheiros. “A Grazi é muito importante na minha vida. Estava meio deprimido e ela foi uma peça fundamental na minha volta por cima.”

Além disso, no início de 2022, em acordo com um dos treinadores do time queniano e com o agente italiano Gianni Demmadonna, Daniel Nascimento deve disputar provas de 5.000 m e de 10.000 m na Europa. “Ainda preciso fazer marcas para entrar em grandes competições. Já estou qualificado para a maratona do Mundial de Oregon-2022, mas ainda não sei se vou participar.”

Mais em Atletismo