Siga o OTD

Atletismo

Matheus Gabriel e Gabriela Muniz confirmam favoritismo na marcha atlética

Favoritos, Matheus Gabriel e Gabriela Muniz vencem a marcha atlética no Brasileiro de Atletismo sub-23

(Divulgação)

O catarinense Matheus Gabriel de Liz Correa (AABLU-SC) e a brasiliense Gabriela de Souza Muniz (CASO-DF) confirmaram o franco favoritismo e venceram na manhã deste domingo (5) as provas dos 20.000 m marcha atlética do Campeonato Brasileiro Sub-23 de Atletismo, que termina na tarde deste domingo, no Estádio do Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), em Bragança Paulista (SP).

Representante do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Matheus, de 22 anos, completou as 50 voltas na pista em 1:26:27.35, conquistando a medalha de ouro. “Faltava o título do Sub-23”, afirmou Matheus, que foi campeão brasileiro Sub-16, Sub-18, quatro vezes Sub-20 antes do título deste domingo. É também recordista brasileiro Sub-23, com 1:20.49, obtido este ano em torneio realizado em Bragança Paulista. “Agora é me preparar para vencer o Troféu Brasil, já não terei mais idade para competir no Sub-23 em 2022.”

+ Alison dos Santos comemora mais uma vitória na Europa

O atleta disse que veio preparado para buscar o recorde do campeonato. “Eu estava marchando para 1:25 até o 16º quilômetro, mas depois disso a prova ficou bem difícil, senti a falta de ritmo por ter parado os treinamentos por um tempo para descansar após a Olimpíada. Eu estou desde 2019 marchando com o Caio e o Lucas e sozinho fica mais difícil”, afirmou, referindo-se a Caio Bonfim e Lucas Mazzo, dois outros atletas olímpicos.

A experiência de ter disputado a Olimpíada, em Sapporo, segundo ele, “vale por uma vida inteira”. Ele está qualificado para representar o Brasil no Sul-Americano Sub-23 nos dias 17 e 18 de outubro, em Guayaquil, no Equador, além de ficar numa excelente colocação para integrar a equipe brasileira nos Jogos Pan-Americanos Junior, que será em Cali, Colômbia, de 25 de novembro a 4 de dezembro.

+ Darlan Romani fica em sexto lugar no Meeting da Silesia

Paulo Henrique Ribeiro (PM Colombo-PR) ficou em segundo lugar na prova, com 1:31:05.94, seguido de seu companheiro de clube Murilo Coutinho Ribeiro da Silva, com 1:34:48.43.

Matheus Gabriel e Gabriela Muniz confirmam favoritismo na marcha atlética ATLETISMO
(Divulgação)

Já Gabriela de Souza Muniz, de 19 anos, conquistou o bicampeonato brasileiro no atletismo ao completar a distância em 1:47:21.44. Campeã sul-americana e pan-americana da categoria Sub-20, ela representou o Brasil no Mundial Sub-20 de Nairóbi, no Quênia, realizado em agosto.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

“Em Nairóbi, fiquei duas semanas sem fazer aquele treinão… Não consegui fazer uma boa sequência. Senti o desgaste pelas viagens e competições. Mas estou feliz pelo título e pelo bicampeonato Sub-23”, disse Gabriela que também é bicampeã sub-16 e sub-18 e tricampeã sub-20. É treinada por Gianetti Sena Bonfim e João Sena, pais e treinadores de Caio Bonfim. Seus próximos focos são os Sul-Americanos Sub-23 e o Pan-Americano Junior.

Thaíssa Gabrielle Santos Cunha (Time Jundiaí-SP) conquistou a medalha de prata, com 1:48:06.32, e Bruna Batista de Oliveira (AABLU-SC) levou o bronze, com 1:48:59.16.

Mais em Atletismo