Siga o OTD

Atletismo

Gabriel Boza fica em 4º e Lissandra Campos vai à final no Mundial Sub-20

Boza bateu na trave, mesmo tendo câimbras nas panturrilhas e abandonando a prova. Lissandra disputa final no domingo

Gabriel Boza - Lissandra Campos - Mundial De Atletismo Sub-20
(Wagner Carmo/CBAt)

O paranaense Gabriel Luiz Boza ficou muito perto do pódio nesta sexta-feira (20) na prova do salto em distância do Campeonato Mundial de Atletismo Sub-20, no Estádio Kasarani, em Nairóbi, no Quênia. Ele terminou em quarto lugar, com 7,83 m (0.8), mesmo sentindo câimbras nas panturrilhas, o que prejudicou sua participação, já que teve de abandonar a competição.

Gabriel Boza, de 18 anos, orientado por Cremilson Julião Rodrigues, entrou na competição com a terceira melhor marca entre os inscritos (7,90 m). Queimou o primeiro salto e conseguiu 7,83 m no segundo, quando assumiu a vice-liderança da prova. A partir daí, a situação se complicou com as câimbras, teve dificuldades no quarto salto e não fez as suas duas últimas tentativas na final.

+Fabiana Murer assume a presidência do Conselho de Administração da CBGolfe

O francês Erwan Konate conquistou a medalha de ouro, com 8,12 m (0.4), melhor marca do Ranking Mundial da categoria em 2021. O colombiano Jhon Andrés Berrio confirmou a boa fase e ficou com a prata, com 7,97 m (-0.4), recorde pessoal. E por fim, o jamaicano Kavian Kerr levou o bronze, com 7,90 m (0.9), recorde pessoal.

Além de Gabriel Boza, na qualificação do salto em distância feminino, a mato-grossense Lissandra Maysa Campos saltou 6,36 m (0.0) e garantiu participação na final deste domingo (22), a partir das 10h25 (de Brasília). Depois de queimar a primeira tentativa, a atleta de 19 anos superou a marca de classificação de 6,35 m e nem precisou fazer o terceiro salto. Ela terminou em segundo lugar no grupo A e em terceiro na classificação geral.

“Foi uma qualificação tranquila. Meu objetivo era fazer a marca da qualificação, foi bem suave, e agora é ir com tudo para a final. Quero fazer minha melhor marca e superar meus limites”, disse Lissandra Campos, que tem 6,45 m como recorde pessoal.

Mais Brasil

Já a paulistana Giovana Corradi não se classificou no grupo B. Ela saltou 6,00 m (0.3), terminando em oitavo lugar no grupo e em 15º no geral. Além disso, ela, que havia qualificado nas primeiras provas do dia para as semifinais dos 100 m com barreiras, acabou não competindo. Já a catarinense Daniele Campigotto não passou para a semifinal. Ela ficou em quinto lugar na série 5, com 14.49 (0.2).

Na semifinal dos 110 m com barreiras, o mineiro Rian Pereira Coutinho terminou em sétimo lugar na série 1 e em 10º no geral, com 13.78 (0.1), ficando fora da final. Nas eliminatórias, Rian ficou na segunda colocação da série 2, com 13.71 (1.0).

Além disso, o Brasil sofreu uma baixa de última hora na prova do Mundial de Atletismo Sub-20. O paulista Fabrício Júlio Pereira teve uma entorse no joelho na última barreira do último tiro do último treino, contou o treinador Luiz Gustavo Consolino. “A lesão afetou ligamento colateral medial. A equipe médica fez tudo que podia, mas não deu tempo de colocá-lo em condições de competir”.

Por fim, nas semifinais dos 200 m, a paranaense Érica Cavalheiro terminou em oitavo lugar na série 1, com 24.54 (0.9). Especialista nos 400 m, ela conseguiu 24.37 (0.4) nas eliminatórias. No masculino, Izaias Alves Sales não avançou às semifinais, terminando a série 2 na sétima colocação, com 21.52 (0.0).

Programação de sábado

Neste sábado (21/, mais brasileiros entram na pista do Mundial de Atletismo Sub-20. O revezamento masculino 4×400 m disputa as eliminatórias, na série 2, a partir das 6h06 (de Brasília). Izaias Alves Sales, João Henrrique Barros, Gabriel Alves dos Santos e Vinicius Moura Galeno buscam vaga para a final de domingo.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Além disso, Gabriel Alves dos Santos disputa ainda as semifinais dos 400 m com barreiras na série 3, às 9h18, enquanto Leonardo Santos de Jesus corre na série 1 das semifinais dos 800 m, a partir das 9h30.

Mais em Atletismo