Siga o OTD

Atletismo

Núbia Soares fica sem índice no salto triplo e tem última chance na terça-feira

Em Etapa do Campeonato Espanhol de Clubes, saltadora termina com o segundo lugar, mas não atinge marca necessária para a olimpíada

Núbia Soares Tóquio salto triplo lesão Mundial indoor
(Flavio Florido/Exemplus/COB)

Pelo Campeonato Espanhol de Clubes de Atletismo, em La Nucía, Núbia Soares competiu na prova do salto triplo, anotou a marca de 14,26 m (+2.2) e terminou na segunda colocação. Mas a atleta do Barcelona buscava o índice olímpico para Tóquio 2020, que é de 14,32 m.

O prazo máximo para obtenção do índice olímpico termina na terça-feira, quando Núbia terá sua última chance. A brasileira vai disputar o Troféu Disputación de Castellón. Se não ultrapassar os 14,32 m do índice, estará fora da Olimpíada, já que ocupa apenas a 52.ª colocação do ranking e apenas as 32 primeiras se classificam neste momento.

+ Lista dos atletas brasileiros classificados para a Olimpíada de Tóquio 2020

A disputa

A brasileira queimou em sua primeira tentativa. Na segunda, Núbia Soares anotou 14.03 m (+0.5) e pulou para a segunda colocação. A terceira tentativa foi melhor, com a marca de 14.26 (+2.2), seis centímetros do índice olímpico (14.32 m).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK 

Porém, essa marca não foi homologada para o ranking já que o vento estava acima do permitido (2.0), mantendo a melhor marca da atleta durante o ciclo olímpico em 14.03 m (+0.5).

Núbia ainda tinha mais três saltos para realizar na prova, mas acabou desistindo. O índice não veio, mas o segundo lugar na etapa do Campeonato Espanhol de Clubes de Atletismo. A vitória ficou com a espanhola Ana Peleteiro, que anotou 14.61 m (-0.8).

Outra espanhola, Patricia Sarrapio fez 13.87 (-0.9) e finalizou a disputa do salto triplo no terceiro lugar.

Mais em Atletismo