Siga o OTD

Atletismo

Allan Wolski e Mariana Marcelino são ouro na abertura de Troféu Brasil

Allan Wolski e Mariana Marcelino são ouro no lançamento de martelo na abertura de Troféu Brasil; prova feminina teve recorde batido

(Wagner Carmo/CBAt)

Começou nesta quinta-feira (10) o Troféu Brasil de Atletismo. No primeiro de quatro dias de eventos realizados no estádio do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, na Vila Clementino, em São Paulo, três atletas garantiram as primeiras medalhas de ouro da competição. Pelo lançamento de martelo masculino e feminino, Allan Wolski e Mariana Marcelino confirmaram o favoritismo e ficaram com o ouro. Já na disputa dos 10.000 m, a primeira colocação ficou com Gilberto Silvestre Lopes.

O principal resultado do primeiro dia foi o recorde brasileiro feminino do lançamento do martelo. Mariana Grasielly Marcelino (IEMA-SP) venceu a prova com 67,45 m, marca alcançada em sua quarta tentativa. O recorde anterior era dela mesma, com 67,02 m, desde 2017.

+ Para além das conquistas, atletas querem mostrar a essência das modalidades em Tóquio

“Esperava a vitória e uma boa marca. Sem falta de modéstia, meu objetivo era o recorde mesmo. Estou tendo uma boa regularidade e achava que podia lançar longe”, comentou Mariana Marcelino, que conquistou o sétimo título brasileiro da carreira. “Estou correndo atrás dos pontos para ir para a Olimpíada de Tóquio pelo Ranking da Word Athletics”, completou a atleta catarinense que conquistou há duas semanas o título do Sul-Americano em Guayaquil, no Equador.

Anna Paula Magalhães Pereira (Pinheiros-SP) ficou a medalha de prata, com 59,44 m, seguida de Mveh Viviane Jeane de Dieu Gracielle (Sogipa-RS), com 58,17 m.

Allan Wolski Troféu Brasil
Allan da Silva Wolski conquistou o ouro na prova masculina do lançamento de martelo (Wagner Carmo/CBAt)

A primeira medalha de ouro do torneio foi conquistada por Allan da Silva Wolski (Pinheiros), campeão do lançamento do martelo, com 71,37 m, sua melhor marca da temporada. Esta foi a quinta vitória do atleta paulistano, de 31 anos, no Troféu Brasil. “Fiz uma boa prova, com quatro lançamentos acima dos 70 metros. Estou me recuperando de uma cirurgia no joelho direito, que me atrapalhou no Campeonato Sul-Americano de Guayaquil”, lembrou o atleta, que ficou na quarta colocação no Equador. “Estava bem, mas o joelho voltou a doer. Temos até o dia 29 de junho para somar pontos e tentar vaga na Olimpíada de Tóquio”, concluiu o integrante da Comissão de Atletas da CBAt.

+ Circuito mundial de surfe cancelada etapa no Brasil por conta da pandemia

Luís Gustavo Aguiar da Silva (Orcampi-SP) terminou em segundo lugar, com 66,86 m, e Ralf Rei Airton de Oliveira (Orcampi-SP) ficou em terceiro, com 64,30 m.

Mariana Marcelino
Gilberto Silvestre Lopes venceu a prova dos 10.000 m (Wagner Carmo/CBAt)

Nos 10.000 m, o mineiro Gilberto Silvestre Lopes (Pé de Vento-RJ) foi o vencedor, com 29:48.06. Wendell Jerônimo Souza (Cantão Atletismo) levou a prata, com 29:49.50, seguido de Giovani dos Santos (GAE-ES), com 29:52.78. “Foi uma prova tática no início. A partir do quarto quilômetro assumi a liderança e mantive meu ritmo”, contou o mineiro, que treina e São Miguel da Anta (MG). “Meu objetivo era tentar o índice na maratona para Tóquio, mas tive de desistir por causa de uma contusão lombar.”

Nas eliminatórias do dia do Troféu Brasil, o destaques foi Paulo André Camilo de Oliveira (Pinheiros-SP), que tenta o quinto título consecutivo nos 100 m. Ele venceu a primeira série, com 10.09, um dos seus melhores resultados do ano. “Comecei bem, mas ainda tem semifinal e final. Tenho que manter a concentração”, comentou o velocista qualificado para Tóquio nos 100 m.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK

Outro qualificado para a Olimpíada que entrou nesta quinta-feira na pista foi Thiago André (CT Maranhão-MA). Ele correu as semifinais por tempo dos 800 m, terminando em quarto lugar na quarta e última série com 1:49.86. “Senti as pernas pesadas por causa das competições seguidas”, disse o fluminense, de 25 anos, que foi campeão sul-americano dos 800 m e dos 1.500 m, em Guayaquil. No sábado (5/6), conseguiu o índice olímpico dos 800 m no 6º torneio do Atletismo Paulista, disputado também no Centro Olímpico, em São Paulo.

Mais em Atletismo