Siga o OTD

Atletismo

Atletas sub-20 são destaque no Troféu Brasil de Atletismo

Doze dos 14 qualificados para o Campeonato Mundial Sub-20 estão inscritos no Troféu Brasil, que acontece de 10 a 13 de junho

Troféu Brasil de Atletismo
(Wagner Carmo/CBAt)

A nova geração do atletismo brasileiro estará presente no Troféu Brasil de atletismo, que será disputado de quinta-feira (10) a domingo (13), no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, em São Paulo. Um exemplo disso é que dos 14 atletas qualificados neste momento para o Campeonato Mundial Sub-20, 12 estão inscritos na principal competição entre clubes da América Latina.

O grande objetivo desses atletas, além de defender seus clubes, é aproveitar o confronto com os mais experientes para melhorar seus recordes pessoais. A paranaense Érica Cavalheiro (Instituto Foz-PR) é um exemplo. Aos 18 anos, ela está qualificada para as provas dos 200 m e dos 400 m no Mundial.

+Boscardin avança no juvenil de Roland Garros; Menezes vence em Challenger

“Estou bem confiante na minha participação. Como estou com a sexta colocação no ranking adulto (54.29), quero ir para a final, correr entre os grandes nomes dos 400 m, minha principal prova, e melhorar meu tempo”, comentou a corredora. “Espero uma prova bem forte, mas acho que tenho grandes chances de conseguir uma boa colocação.”

Quarto colocado no ranking adulto do salto em distância, com 7,90 m, o paranaense Gabriel Luiz Boza (APA-SP), de 17 anos, também está confiante. “Sempre gostei muito de enfrentar atletas mais experientes. Nessas competições sempre consegui melhorar minhas marcas. No ano passado, no Troféu Brasil de atletismo, saltei 7,61m, fiz o índice para o Mundial e terminei em sexto lugar. Contra os adultos não tenho a mesma preocupação da que tenho quando estou no sub-20, de brigar por medalha. Então a situação será mais tranquila e quem sabe eu possa até conseguir um pódio e melhorar minha marca.”

Mais destaques

Também qualificado para o Mundial de Nairóbi, Leonardo Santos de Jesus (Pinheiros-SP) não espera pódio nos 800 m no Troféu Brasil de atletismo. O grande objetivo é, então, correr a prova em menos de 1:47.63, recorde pessoal, obtido no Torneio Atletismo Paulista. “Estou bastante animado em participar pela primeira vez dessa competição e quero fazer uma boa marca”, disse o corredor de 19 anos.

Já a brasiliense Gabriela de Souza Muniz (CASO-DF), que completa 19 anos no sábado (12), quer ratificar a excelente temporada na marcha atlética. Segunda colocada no ranking adulto dos 20.000 m, com 1:35:02.56, ela ganhou a medalha de bronze no Troféu Brasil de atletismo, em dezembro de 2020. “Estou vindo de várias competições seguidas, mas estou muito animada para esta competição de alto nível. Então espero fazer novamente uma boa prova e melhorar minha marca”.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Os outros qualificados para o Mundial são Izaias Alves Sales (AGUIAS Guariba-SP), nos 100 e 200 m; Robson Lins Aguiar (Sport Club do Recife-PE), nos 100 m; Igor Clemente Medeiros de Oliveira (Clube Potiguar de Atletismo-RN), nos 100 m; Vinicius Moura Galeno (CASO-DF), nos 400 m; Thiago Resende Ornelas dos Santos (LUASA-SP), nos 110 m com barreiras; e Rian Pereira Coutinho (Clã Delfos), também nos 110 m, no masculino. No feminino, participam ainda Lays Cristina Rodrigues Silva (Corville-SC), nos 100 m com barreiras, e Lissandra Maysa Campos (Instituto Vicente Lenilson-MT), no salto em distância.

Além disso, o Troféu Brasil de atletismo será também uma ótima oportunidade para outras atletas conseguirem índices para o Mundial, para o Sul-Americano de Lima e para o Campeonato Pan-Americano de Santiago, todos no sub-20. Por fim, os únicos qualificados para Nairóbi que não participam do torneio são Fabrício Júlio de Sousa Pereira (ASPMP-SP), nos 110 m com barreiras, e Daniele Campigotto (CAC-SC), nos 100 m com barreiras.

Mais em Atletismo