Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Atletismo paralímpico começa seletiva para o Japão nesta semana

Com possibilidade de ser a modalidade com a maior quantidade de brasileiro em Tóquio, atletismo paralímpico começará sua seletiva nesta quarta-feira

Atletismo Paralímpico começa seletiva para Tóquio
Divulgação

O atletismo paralímpico brasileiro realizará nas próximas duas semanas a primeira seletiva da modalidade, que tem como objetivo definir quais atletas preencherão as vagas do país no atletismo nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, marcados para agosto. A primeira parte acontecerá na pista do Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, de 8 a 12 de junho e contará com 63 velocistas inscritos.  

-‘Eu quero a Olimpíada, é o que falta’, diz Camila Brait sobre Tóquio 2020

Todos os participantes da Fase de Treinamento Seletiva obedecerão rigorosos protocolos sanitários implementados pelo CPB desde sua reabertura em julho de 2020.    

O CPB transmitirá em seu canal do Youtube e na página oficial do Facebook os 100m rasos na manhã desta terça-feira, 8, a partir das 8h30.

As provas serão multiclasse, ou seja, atletas de classes diferentes correrão junto e apenas o cronômetro será o grande rival dos velocistas. Nesta etapa, terá apenas provas curtas de pistas. A partir do dia 15, quando acontecerá a segunda parte da seletiva do atletismo paralímpico, será a vez das provas de campo e salto em distância.  

A modalidade com o maior número de representantes nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, provavelmente, será o atletismo com até 54 atletas.  

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

De acordo com os critérios de convocação do CPB, confederação do atletismo paralímpico, os campeões mundiais de 2019 estão garantidos. Ao todo, 13 atletas conquistaram a medalha de ouro no Mundial de Dubai. Foram eles: Alessandro Rodrigo (F11), Claudiney Batista (F56), Cícero Valdiran (F57), Elizabeth Gomes (F52), João Vitor Teixeira (F37), Thiago Paulino (F57) nas provas de campo e Petrucio Ferreira (T47), Daniel Martins (T20), Jerusa Geber (T11), Júlio César Agripino (T11), Lucas Prado (T11), Rayane Soares (T13), Thalita Simplício (T11) nas pistas.  

Nos Jogos de Tóquio 2020, que serão realizados de 24 de agosto a 5 de setembro, a expectativa é de que a delegação brasileira seja composta por 230 atletas (150 homens e 80 mulheres).  

Mais em Paralimpíada Todo Dia