Siga o OTD

Atletismo

Brasileiros disputam a Copa Pan-Americana de Marcha Atlética

Caio Bonfim, Matheus Corrêa, Erica Sena e Gabriela Muniz estarão na competição que acontece no Equador

Copa Pan-Americano de Marcha Atlética
Wagner Carmo

Com 15 atletas, o Brasil participa nesta sexta-feira (7) da Copa Pan-Americana de Marcha Atlética, num circuito de 2 km, na Avenida Paseo Del Parque, em Guayaquil, no Equador. O brasiliense Caio Bonfim e o catarinense Matheus Gabriel Corrêa são as atrações da equipe na prova dos 20 km. Os dois estão qualificados para os Jogos Olímpicos de Tóquio, que tem a cerimônia de abertura marcada para o dia 23 de julho.

A previsão é de que os competidores enfrentem calor de cerca de 30 graus e um índice alto de umidade, já que o local da prova está praticamente ao nível do mar e muito próximo do Oceano Pacífico. Por isso, as seis provas do programa estão concentradas no período da manhã. Os brasileiros estão desde dia 27 de abril em Guayaquil porque tiveram de cumprir 10 dias de quarentena por exigência das autoridades sanitárias do país em função da pandemia no Brasil.

-Benite comanda, é cestinha e San Pablo Burgos está na semi da Champions

“Pudemos treinar apenas um período de duas horas por dia e improvisamos alguma coisa no hotel, mas o importante é ter a oportunidade de competir”, disse Caio Bonfim, de 30 anos, medalha de bronze o Mundial de Londres-2017 e vice-campeão dos Jogos Pan-Americanos de Lima-2019. “Por causa da pandemia, perdemos provas importantes na Europa e precisamos competir como preparação para a Olimpíada.”

Jovens destaques

Matheus Correa, de 21 anos, disputará a sua primeira competição após ter assegurado o índice olímpico no Torneio Cidade de Bragança Paulista, no dia 25 de abril. “Foi um alívio ter feito o índice. Me tirou a pressão e pude definir o foco para a Olimpíada. Estou feliz por fazer uma competição desse nível no adulto”, afirmou. “Mas vou manter meus pés no chão, buscar manter o meu treinamento e tentar fazer uma boa marca. Quero ganhar experiência e evoluir para os Jogos Olímpicos de 2024 e 2028.”

Já Gabriela Muniz é um jovem destaque da equipe, qualificada para os 10.000 m do Mundial Sub-20 de Nairóbi, no Quênia, em agosto. No dia 25 de abril, em Bragança, ela bateu o recorde brasileiro sub-20 dos 10.000 m (47:33.5) e o adulto dos 20.000 m (1:35:02.56). “Minha expectativa é conseguir um bom resultado na Copa. Sei que terei adversárias muito fortes, mas estou confiante”, disse a brasiliense de 18 anos.

A treinadora-chefe da seleção brasileira, Gianetti Bonfim, também espera por bons resultados e acredita numa competição de alto nível técnico. “Estamos entrando com força nas provas. A marcha atlética é muito forte nas Américas do Sul e Central, com grandes atletas que figuram entre os melhores do mundo. Não é uma competição fraca com mexicanos, colombianos, equatorianos, chilenos… Vai ser uma boa oportunidade para os brasileiros”, comentou a treinadora, ex-marchadora e mãe de Caio Bonfim.

Érica Sena compete

O Brasil ainda terá outra atleta na Copa Pan-Americana de Marcha Atlética. A pernambucana Érica Sena disse que vai participar como convidada dos organizadores. Ela estava no Camping Internacional de Treinamento e Competição, em Chula Vista, nos Estados Unidos, mas viajou na terça-feira (4) para o Equador, onde vive há 8 anos. Qualificada para os Jogos Olímpicos, ela vai disputar a prova dos 20 km.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

A organização anunciou a participação no evento de representantes da Costa Rica, México, Guatemala, Porto Rico, Colômbia, Panamá e Venezuela, além de Brasil e Equador.

Os brasileiros, seguindo os protocolos, fizeram na manhã desta quinta-feira (6) o exame PCR para poder competir, treinaram no Estádio Modelo Alberto Spencer e farão o reconhecimento do circuito às 19 horas de Brasília, assim que terminar o Congresso Técnico da competição, que terá as seguintes largadas: 8 horas – 50 km masculino, 8:05 – 35 km feminino, 9 horas – 20 km masculino, 10:45 – 20 km feminino, 12:30 – 10 km feminino sub-20, e 13:30 – 10 km masculino sub-20 – todos no horário de Brasília.

Os atletas que representarão oficialmente o Brasil:

20 km masculino

Caio Bonfim (CASO-DF)

Matheus Gabriel Correa (AABLU-SC)

Lucas Mazzo (CASO-DF)

20 km feminino

Viviane Santana Lyra (AEFV-RJ)

Emily Pistor (UCA-SC)

Elianay Barbosa (CASO-DF)

50 km masculino

Max Batista dos Santos (CASO-DF)

José Alessandro Bagio (FME Timbó-SC)

Rudney Dias Nogueira (UCA-SC)

35 km feminino

Paula Raissa Paz (Sport Clube Recife-PE)

Elisangela Pereira da Silva (Projeto Atletismo Campeão-PE)

10 km Sub-20 masculino

Heron Rodrigues Miranda (Balneário Camboriú-SC)

10 km sub-20 feminino

Gabriela de Souza Muniz (CASO-DF)

Gabrielly Cristina dos Santos (PM Colombo-PR)

Bruna Batista de Oliveira (AABLU-SC)

Mais em Atletismo