Siga o OTD

Atletismo

Júlia Barbosa é a promessa no lançamento do disco

Multicampeã nas categorias de base, Júlia Barbosa segue mirando novas conquistas

júlia barbosa lançamento de disco
Julia Barbosa tem se destacado na base e demonstra dedicação ao esporte (Foto: Fernanda Davoglio/CBAt)

A paulista Júlia Barbosa surge como mais uma das promessas do atletismo brasileiro. Nascida em Bauru no dia 19 de março de 2004, a atleta do lançamento do disco tem um currículo impressionante. Desde que começou oficialmente nas competições até agora na Sub-18, ela subiu ao pódio em 100% dos eventos.

Atleta do IPEC Londrina Atletismo, ela mora e treina em Adamantina, que fica a cerca de 560 km da capital paulista. Ela é treinada por seu pai, Carlos Alberto Gomes Barbosa, professor universitário na cidade.

“Estou no atletismo há cinco anos e sempre tentei aperfeiçoar a parte técnica. Treinei com meu pai em todas as férias de julho, dezembro e janeiro. Desde 2015, na verdade, nunca mais tive férias”, lembrou Júlia Barbosa.

+ Letícia Lima é atração no Brasileiro Sub-20 de Atletismo

Dedicação

“Ela é muito dedicada, busca a perfeição técnica, já que nos primeiros anos sempre foi a menor em estatura e em peso corporal. Agora, com 1,75 m de altura e 77 Kg, alcançados com muito treinamento, conseguiu conquistar grandes resultados”, comentou o pai-treinador.

Em 2019, por exemplo, Júlia Barbosa foi campeã brasileira Sub-16, em Fortaleza (CE) e Sub-18, em Porto Alegre (RS), além de terminar a temporada como líder no ranking nacional nas duas categorias: 48,01 m no Sub-16 e 39,48 m no Sub-18.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Aos 11 anos, ela conta que pediu ao pai para treinar atletismo e recebeu um aviso: “Se você levar jeito, será um caminho sem volta”, disse. Em 2017, pediu também para a família se mudar de Bauru para Adamantina, onde Carlos Alberto já trabalhava. “Queria ir à escola caminhando e de bicicleta aos treinos, coisas que não podia fazer em Bauru. Adoraria que outras crianças e adolescentes tivessem as mesmas oportunidades que tenho.”

Mais em Atletismo