Siga o OTD

Atletismo

Letícia Lima é atração no Brasileiro Sub-20 de Atletismo

Velocista brilhou no Norte-Nordeste e buscará bons resultados também a partir de sexta-feira na pista do CNDA, em Bragança Paulista. A atleta de 19 anos sonha em obter índice para os Jogos de Tóquio

Letícia Lima Brasileiro Sub-20 de Atletismo
(divulgação/CBAt)

A piauiense Letícia Lima será um dos destaques da nova geração no Campeonato Brasileiro Sub-20, que vai de sexta-feira (6) a domingo (8) no Estádio do Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), em Bragança Paulista (SP). A competição marca a retomada do calendário nacional de 2020, após a pandemia da COVID-19, e não terá público.

O talento da velocista, medalha de bronze nos 200 m dos Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires-2018, foi confirmado no Troféu Professor Manoel Trajano Norte-Nordeste Adulto de Atletismo, disputado no Recife entre sábado (31) e domingo (1º).

Letícia Lima, eleita pela terceira vez a melhor atleta do Norte-Nordeste, representou o Ceará e venceu os 100 m, 200 m e 400 m, além de integrar o revezamento campeão do 4×100 m .

+ Pernambuco mantém hegemonia no Troféu Norte-Nordeste

Expectativa

“A expectativa para o Sub-20 é a melhor possível. Estou bem confiante e espero bons resultados”, disse Letícia, que completou 19 anos no dia 30 de abril. “Fiquei contente com meu desempenho no Norte-Nordeste.”

Mesmo com os problemas causados pela pandemia, que a obrigou a treinar perto da casa de sua família em Timon, no Maranhão, onde começou no atletismo, ela venceu os 100 m, com 11s4, os 200 m, com 24s52, os 400 m, com 55s55, e ajudou a equipe do Ceará a vencer o 4×100 m, com 50s20. No final da competição, foi eleita o destaque feminino do campeonato.

O retorno às competições permite a Letícia Lima voltar a sonhar com os índices para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2021. “Estou retomando o ritmo de competição e espero conseguir meus melhores resultados. O sonho de participar de uma Olimpíada é grande”, lembrou a velocista da Unifor.

Única mulher brasileira a subir no pódio de uma prova de atletismo dos Jogos da Juventude, competição dedicada a jovens de até 17 anos, participou ainda do Mundial Sub-18, realizado em 2017, em Nairóbi, Quênia, e no Mundial Sub-20 de Tampere, em 2018, na Finlândia.

O início da quarentena foi muito difícil, segundo Letícia. “A pista da Universidade de Fortaleza fechou e eu voltei para casa. Tive de improvisar na rua, fazer rampa. Agora voltei para a Unifor”, completou a velocista orientada desde o início da carreira por Antônio Nilson de Sousa.

Ano passado

No ano passado, o Brasileiro Sub-20 de atletismo foi realizado no final de maio, também no CNDA, em Bragança Paulista. O Sesi-SP foi o campeão geral, com 172,5 pontos, seguido de Orcampi (98), Centro Olímpico (90), EMFCA (78) e ASPMP (68).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Erik Felipe Barbosa Cardoso (SESI-SP), vencedor dos 100 m, e Chayenne Pereira da Silva (EMFCA), ganhadora dos 400 m com barreiras, foram eleitos os melhores atletas da competição.

Mais em Atletismo