Siga o OTD

Atletismo

Campeão brasileiro sub-16 segue os passos de Alison Santos

José Eduardo Mendes é treinado pela mesma técnica de Alison Santos, o Piu, e já se destaca na base

José Eduardo Mendes - Alisson Santos
José Eduardo foi campeão brasileiro sub-16 no ano passado (Dudu Ruiz/CBAt)

Campeão brasileiro sub-19 no ano passado, José Eduardo Mendes da Silva, descobriu o atletismo em 2017, quando estudava na Escola Estadual Manoel Gouveia de Lima, no interior de São Paulo. Ele começou, no entanto, no salto em distância e depois migrou para as provas de velocidade. E hoje, ouro no Brasileiro nos 100 m e nos 300 m com barreiras, ele segue os passos de outro craque, Alison Santos, o Piu.

José Eduardo Mendes é mais uma revelação formada pela professora Ana Cláudia dos Reis Fidelis. Foi ela a responsável pelo início de carreira de Alison Santos, medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima-2019 e finalista no Mundial de Doha-2019, ambos nos 400 m com barreira.

+Uma vida regada à medalhas e glórias: conheça Birgit Fischer

“O objetivo é poder representar a nossa seleção, viver do esporte e algum dia ser inspiração para outros atletas. O Piu é um exemplo e gostaria de seguir os passos dele”, disse José Eduardo.

“O Alison Santos é um exemplo para todos aqui no Instituto, então eles acabam se cobrando querendo ser como ele, mas nada que atrapalhe. Aposto muito no futuro dele (José Eduardo). É rápido no chão, e desce muito bem do ataque nas barreiras. Com certeza irá conseguir bons resultados no futuro”, comentou a treinadora Ana Claudia Fidelis.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

No Campeonato Brasileiro Sub-16 de 2019, em Fortaleza, José Eduardo Mendes venceu os 100 m com barreiras, com o tempo de 13s44 (-0.4), e os 300 m com barreiras, com 37s76. Além disso, terminou a temporada em primeiro lugar no ranking brasileiro da categoria nas duas provas.

Mais em Atletismo