Siga o OTD

Atletismo

Ex-dirigente Lamine Diack é condenado a dois anos de prisão

Condenação se deu após Lamine Diack, então chefe do órgão regulador do atletismo, ter recebido propina para encobrir casos de doping

Lamine Diack atletismo
Lamine Diack é condenado a dois anos de prisão por corrupção (Reuters/Charles Platieu)

O ex-chefe do órgão regulador do atletismo mundial Lamine Diack foi condenado na França, na quarta-feira (16), por corrupção em um escândalo de doping na Rússia e foi sentenciado a passar pelo menos dois anos na prisão.

Segundo a “Agência Brasil”, Lamine Diack, de 87 anos, foi considerado culpado de aceitar propinas de atletas suspeitos de uso de substâncias proibidas para encobrir resultados de testes e permitir que continuassem competindo, inclusive na Olimpíada de Londres 2012.

Diack já foi um dos homens mais influentes no esporte, liderando a IAAF (Associação Internacional de Federações de Atletismo) de 1999 a 2015. A federação mudou de nome e agora é chamada de World Athletics.

Condenado

O tribunal também considerou Diack culpado de aceitar dinheiro russo para ajudar a financiar a campanha de Macky Sall para as eleições presidenciais de 2012, no Senegal, em troca de atrasar os procedimentos antidoping.

lamine daick atletismo prisão
Em outro caso, Lamine Diack também é acusado de receber propina em favor da candidatura do Rio de Janeiro (Crédito: AFP)

Os promotores disseram que Diack solicitou propinas totalizando cerca de R$ 19 milhões de atletas suspeitos de uso de drogas. O juiz considerou que as ações do ex-dirigente “minaram os valores do atletismo e da luta contra o doping”.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

O tribunal determinou a Lamine Diack uma sentença de prisão de quatro anos, dois dos quais foram suspensos. Também impôs multa máxima de cerca de R$ 3 milhões.

Mais em Atletismo