Siga o OTD

Atletismo

Primeira semana após reabertura do CNDA reuniu 27 atletas

Dentre eles, nomes do arremesso de peso, como Darlan Romani e Geise Arcanjo, e de diversas provas de pista. Todos têm de respeitar protocolos de enfrentamento à pandemia da Convid-19

Darlan Romani volta treinos cnda atletismo
Darlan Romani, em treino no ano passado no CNDA (Wagner Carmo/CBAt/arquivo)

O Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA) reabriu depois de 105 dias fechado para os treinamentos em função da pandemia da Covid-19. Na primeira semana, entre segunda (6) e sexta (10), a volta aos treinos ficou restrita a um grupo de 27 atletas.

“Nesta primeira semana correu tudo dentro da expectativa. Tivemos de fazer pequenos ajustes no decorrer dos dias, mas em momento algum houve aglomeração ou outro tipo de problema”, comentou Edemar Alves, coordenador técnico do CNDA. “Estamos com número pequeno de atletas. Nem todos treinam no mesmo horário. Estamos na torcida para poder, com o passar dos dias, liberar a participação para mais atletas.”

De acordo com o protocolo firmado entre a CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo) e a prefeitura de Bragança Paulista, cidade do interior de São Paulo onde fica a instalação, os treinos são realizados em apenas dois horários, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, e, nos sábados, apenas das 8 às 12 horas.

+ Governo português dá aval, e Missão Europa começa no dia 17

Pista e campo

Entre os atletas autorizados para voltar ao CNDA está o recordista sul-americano do arremesso do peso e campeão do Pan-Americano de Lima-2019, Darlan Romani, uma esperança de medalha nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. Sua companheira de treino Geisa Arcanjo também voltou, ambos são orientados pelo especialista cubano Justo Navarro.

Hederson Estefani e Liliane Barbosa, ambos dos 400 m com barreiras, também voltar às atividades de atletismo no CNDA. “Estamos nos acostumando ao ‘novo normal’, que estabelece o uso de máscaras, de álcool em gel e o distanciamento entre as pessoas. Os treinos foram bons e é muito bacana poder voltar à pista. Além dos cuidados necessários para evitar a contaminação, temos de ir com calma para não correr riscos de lesões”, disse Sanderlei Parrela, técnico dos dois.

O técnico Clodoaldo Lopes do Carmo, que, entre outros, orienta Kleberson David (800 m), Carlos Santos (1.500 m) e Joelma das Neves (400 m), está sem dois dos comandados. “Temos de entender o momento grave pelo qual passamos. Perdi minha avó, Filomena, para a doença e temos de apoiar as medidas de cautela”.

“Cinco atletas voltaram aos treinos, com todos os cuidados. Estão se readaptando à pista e às sapatilhas, depois de um longo tempo correndo nas ruas de tênis. Tudo está sendo feito com tranquilidade porque o Troféu Brasil é a meta e só será disputado em dezembro. Temos tempo”, concluiu Clodoaldo, ex-atleta olímpico,

“Foi muito bom voltar. Muito melhor do que estava fazendo no terrão”, lembrou, brincando, Augusto Dutra, qualificado para os Jogos de Tóquio no salto com vara, referindo-se ao local em que improvisava os treinos em Bragança. “Voltei a saltar nesta sexta-feira e é outra coisa. Na próxima semana vou três vezes fazer a parte técnica. O restante das atividades farei em casa mesmo”, completou o campeão brasileiro e sul-americano e medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Lima-2019.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Novo Normal e volta aos treinos

Para a volta aos treinos, todos os atletas e treinadores têm de aferir a temperatura corporal na entrada do CNDA e responder a um questionário diário de anamnese. Têm de utilizar máscaras de proteção, podendo retirá-las somente no momento dos exercícios.

Neste primeiro momento, somente podem treinar atletas que morem em Bragança Paulista, integrem o Plano de Preparação Olímpica do COB/CBAt, medalhistas em Campeonatos Mundiais e Jogos Pan-Americanos (2019), atletas da categoria sub-20 medalhistas no Mundial 2018 ou que possuam índices para o Mundial Sub-20 de 2020, e os que já realizam treinamento contínuo no CNDA, maiores de 18 anos e que estejam entre os 10 primeiros do ranking brasileiro no período de 1º de janeiro de 2019 a 15 de março de 2020.

Os atletas devem sempre estar acompanhados de seus treinadores. Está proibido o treinamento de menores de 18 anos e recomenda-se fortemente que não haja a presença de pessoas acima de 60 anos na instalação. Está proibida também a entrada de parentes de qualquer grau, dirigentes, amigos, etc.

A permanência de atletas e técnicos no CNDA somente está permitida durante o horário de treinamento autorizado – ninguém pode permanecer no polo de treino de atletismo antes ou depois do horário determinado.

A CBAt, sempre em conjunto com as autoridades sanitárias de Bragança Paulista, avaliará constantemente a situação da pandemia da Covid-19, visando a expansão da volta aos treinos no local a outros atletas.

Mais em Atletismo