Siga o OTD

Tóquio 2020

Frustrado, Almir Júnior tira férias e já pensa em 2021

Almir Júnior, do salto triplo, se mostrou decepcionado com o adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio e de outras competições do atletismo

Almir Júnior, do salto triplo e atletismo, decidiu tirar férias por conta dos adiamento das competições por conta do coronavírus e já pensa em 2021
Almir Júnior ficou em quarto Jogos Pan-Americanos de Lima (Foto: Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br)

Frustrado por ter perdido cinco meses de preparação em decorrência do adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio por conta da pandemia do coronavírus, Almir Júnior, do salto triplo, resolveu tirar três semanas de férias e trocou Porto Alegre, onde defende a Sogipa, por Peixoto Azevedo, no Mato Grosso, cidade em que foi criado e conheceu o atletismo.

Almir Júnior tem realizado reforço muscular e feito corridas na fazenda de seu pai. Nesses exercícios, o atleta conta com a ajuda de Elves Pinho, o seu primeiro treinador em Peixoto Azevedo, que fica a quase 700 km de Cuiabá, perto da divisa com o Pará, na região Sul da Bacia Amazônica.

“Só estou fazendo treinos básicos para não perder o condicionamento físico por completo”, comentou o vice-campeão do salto triplo no Mundial Indoor de Birmigham, na Inglaterra, em março de 2018. “No início de maio retorno para Porto Alegre e vou ver com o meu técnico (José Haroldo Loureiro Gomes, o Arataca) como poderei treinar”, disse o atleta que tem o recorde pessoal ao ar livre, com 17,53 m (0.3), obtido em Guadalupe, no Caribe, em maio de 2018.

“Estamos passando por momentos difíceis por causa da pandemia da Covid-19. A Sogipa, por exemplo, está fechada. Acho que temos de esperar a normalização da situação para fazer novo planejamento”, disse o mato-grossense de 26 anos, que nasceu em Matupá, cidade vizinha de Peixoto, que tinha melhor estrutura hospitalar na época.

Objetivos traçados

Algumas decisões, porém, já estão tomadas por Almir Júnior e seu corpo técnico. A participação na sua primeira Olimpíada é prioridade absoluta. Outro objetivo é defender o vice-campeonato mundial indoor em Nanjing, na China, competição marcada para março de 2021. O evento estava inicialmente programado para março deste ano, mas foi adiado por conta do coronavírus.

Arataca, técnico de Almir Júnior, também ficou frustrado com o adiamento dos Jogos Olímpicos, embora concorde plenamente com a decisão. “O Almir havia treinado muito bem. Nas semanas antes do fechamento do clube, ele tinha quebrado todos os recordes pessoais em testes de 8, 10 e 12 passadas, alcançando 16,68 m. Só para se ter uma ideia, quando saltou 17,46 m, tinha feito 16,51 m nesses testes”, explicou.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Almir Júnior estava confirmado no GP do Uruguai e no GP da Argentina, em março, competições que já foram canceladas. O atleta ainda participaria do Camping Internacional nos Estados Unidos, onde tinha seis meetings agendados, dos quais escolheriam quatro, mas o evento também foi cancelado.

Mais em Tóquio 2020