Siga o OTD

Atletismo

Ouro no Pan, Alison Brendom concorre ao prêmio PanAm Sports

Alison concorre ao troféu na categoria Melhor Atleta Masculino da Nova Geração em cerimônia que será realizada no dia 13 de dezembro nos EUA

Alison "Piu" dos Santos - Pan-Americano Lima 2019
(Foto: Washington Alves/COB)

Alison Brendom dos Santos, de 19 anos, fez a melhor temporada da vida no atletismo em 2019. As conquistas do atleta nos 400 m com barreiras incluem a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, em agosto. Com um ano desses, o reconhecimento não tardaria: o paulista de São Joaquim da Barra foi indicado para o PanAm Sports Awards na categoria Melhor Atleta Masculino da Nova Geração.

A votação do PanAm Sports Awards 2019 está aberta até o dia 30 de novembro, através do site www.panamsports.org/vote. É preciso votar em todas as categorias e preencher um pequeno formulário com dados pessoais, mas a votação é rápida e vale prestigiar Alison Brendom e os outros brasileiros indicados, o ginasta Francisco Barretto, o veterano da vela Claudio Biekarck e a seleção brasileira feminina de handebol, hexacampeã pan-americana.

Os outros indicados para o prêmio de Melhor Atleta Masculino da Nova Geração, todos medalha de ouro no Pan em suas modalidades, foram: Daniel Restrepo (Colômbia), dos saltos ornamentais, Patricio Front (México), do ski aquático, Gabriel Rosillo (Cuba), do levantamento do peso 97 kg, e Andrew Abruzzo (EUA), campeão dos 400 m, 800 m e 1500 m da natação.
“Ficamos sabendo no fim da semana”, afirmou o técnico Felipe de Siqueira que participou, juntamente com Alison, do Camping Nacional de Treinamento CBAt/COB, fechado na quinta-feira (14), no Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), em Bragança Paulista.

Esta é a segunda indicação de Alison para um prêmio internacional neste fim de ano. O atleta viaja na quarta-feira (20) para participar da festa de Gala da World Athetics (ex-IAAF) – está designado como um dos cinco candidatos ao prêmio de Revelação do Ano do Atletismo Mundial – marcada para sábado (23), em Mônaco.

“Estou muito feliz porque iniciamos a temporada com metas na categoria sub-20 e acabei superando todas as expectativas. Agora é se preparar para a Olimpíada de Tóquio-2020”, disse Alison, já qualificado para a competição do Japão.

Alison bateu sete vezes o recorde sul-americano sub-20 dos 400 m com barreiras, terminou o ano na liderança no Ranking Mundial da categoria, com 48.28, ganhou as medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Pan-Americano Sub-20 de San José, na Costa Rica, e na Universíade de Nápoles e foi 7º colocado no Mundial de Doha, no Catar. Ganhou ainda ouro nos 400 m no Sul-Americano de Lima, Peru.

Mais em Atletismo