Siga o OTD

Atletismo

Alison Brendom disputa prêmio de Revelação do Ano da IAAF

Campeão no Pan e finalista no Mundial aos 19 anos, Alison Brendom concorre a prêmio de Revelação do Ano da IAAF

Alison Brendom, finalista dos 400m com barreira no Mundial de Atletismo em Doha
(Wagner Carmo/CBAt)

O brasileiro Alison Brendom Alves dos Santos, o Piu, foi designado pela Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) como um dos cinco candidatos ao prêmio de Revelação do Ano do Atletismo Mundial.

Os prêmios serão entregues na festa de Gala da IAAF no dia 23 deste mês, em Mônaco.

“Estou muito feliz porque iniciamos a temporada com metas na categoria sub-20 e acabei superando todas as expectativas. Foi demais”, comentou o atleta do Pinheiros, que já está no treinamento de base para 2020. “Agora é se preparar para a Olimpíada Tóquio-2020”.

Alison Brendom em 2019

Treinado por Felipe de Siqueira, o brasileiro teve uma temporada excelente, em que bateu sete vezes o recorde sul-americano sub-20 dos 400m com barreiras e terminou o ano na liderança no ranking mundial da categoria, com 48s28.

Alison Brendom também ganhou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima e no Pan-Americano Sub-20 de San José, na Costa Rica, da Universíada de Nápoles e foi sétimo colocado no Mundial de Doha. Ganhou ainda ouro nos 400 m no Sul-Americano de Lima.

+ Ouro no Pan, Alison sofreu grave acidente na infância

“Ficamos surpresos pela indicação, porém muito felizes pelo reconhecimento do trabalho a longo prazo que estamos realizando”, disse Felipe de Siqueira. “É de extrema importância também para o Alison, que faz parte do processo de formação dele como atleta num todo.”

Os outros concorrentes ao título de Revelação do Ano da IAAF são o norueguês Jakob Ingebrigtsen (5° nos 5.000 m e 4° nos 1.500 em Doha), o ucraniano Mykhaylo Kokhan (martelo) e os fundistas etíopes Selemon Baregan (vice-campeão mundial de 5.000 m em Doha) e Lamecha Girma (vice-campeão mundial dos 3.000 m com obstáculos no Catar).

+ Perfil do brasileiro na IAAF

São Joaquim da Barra

Alison começou no atletismo em 2014, na escola em que estudava em São Joaquim da Barra (SP). Os professores queriam indicar atletas para iniciarem a prática do atletismo no Instituto Edson Luciano Ribeiro, do atleta dono de duas medalhas olímpicas. Alto e bem coordenado, a jovem promessa passou a fazer parte da equipe sob orientação de Ana Cláudia Fidélis.

Em pouco tempo, Alison Brendom já conseguia resultados nos 400m e nos 400m com barreiras. Tanto assim que em 2017 integrou o revezamento 4x400m misto, campeão no Mundial Sub-18 de Nairóbi, no Quênia. Em 2018, ganhou a medalha de bronze nos 400 m com barreiras do Campeonato Mundial Sub-20 de Tampere, na Finlândia, com 49.78.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Atletismo